CG ganha 15 ônibus novos durante o Seminário Cidade Expressa

Com os novos veículos, a frota da cidade será incrementada e passa a contar com 235 carros.

CG ganha 15 ônibus novos durante o Seminário Cidade ExpressaPrimeira cidade da Paraíba a aprovar o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), Campina Grande mais uma vez promove o Seminário Cidade Expressa nesta sexta-feira (3), no Teatro Facisa, das 8h a 13h. Na ocasião, os consórcios Santa Verônica, responsável pela região Sul, e Santa Maria (regiões Norte e Oeste), vão incrementar a frota de 220 veículos com mais 15 novos ônibus.

Segundo o diretor institucional do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros em Campina Grande (Sitrans), Anchieta Bernardino, os 15 novos ônibus chegam apresentando a nova padronização de cores exigida pelo município através da licitação e também estão equipados com bilhetagem eletrônica, câmeras de vídeo e GPS. “Os consórcios estão atendendo ao que está previsto no contrato da licitação, além de atender compromisso firmado com o Conselho Municipal de Transporte Público (COMUTP) no início do ano”, ressaltou.

O Diretor Institucional do Sitrans lembrou que, além da renovação da frota, os clientes do sistema de transporte público coletivo também foram atendidos recentemente com a instalação de 20 abrigos nas paradas de ônibus ao longo do corredor da Avenida Floriano Peixoto, no centro da cidade.

Aprovação

Depois de ampla discussão com a sociedade civil e o Legislativo, o Plano de Mobilidade Urbana foi aprovado na Câmara Municipal no dia 9 de abril de 2015, por unanimidade, sancionado logo em seguida pelo prefeito Romero Rodrigues e, em seguida, enviado o Ministério das Cidades.
 
A formação do  Plano de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Campina Grande envolveu, na execução, a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), em conjunto com técnicos das Secretarias de Planejamento, Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, e da Procuradoria Geral do Município.
 
O Plano foi desenvolvido ao longo de 10 meses e submetido a consultas e audiências públicas junto a população para sugestões, confecção e aprovação. Contou também com a participação de entidades representativas da sociedade, Comitê Técnico de Mobilidade Urbana de Campina Grande (CTMU), Conselho Municipal de Transportes Públicos e Conselho Municipal das Cidades.
 
O acompanhamento das ações  propostas pelo Plano são feitas anualmente pelo CTMU e divulgadas no Seminário Cidade Expressa, onde na ocasião também é feito um balanço geral das atividades desenvolvidas pelo município.