Parque do Povo já está pronto; são esperados 3 milhões de forrozeiros

Entre os destaques da estrutura deste ano estão a Pirâmide, área que abrigará apresentações de três campeonatos de quadrilhas juninas.

A dois dias para a realização do Maior São João do Mundo em Campina Grande, o Parque do Povo, que é o espaço principal da festa, já está pronto para receber os forrozeiros. A informação é da Prefeitura Municipal que trabalha com a expectativa de receber 3 milhões de pessoas durante os 31 dias do evento na cidade, que esse ano está em sua 34ª edição e começa na próxima sexta-feira (3). 

Entre os principais destaques da estrutura deste ano estão a Pirâmide, área coberta do Parque do Povo, que abrigará apresentações de três campeonatos de quadrilhas juninas – o Campinense, o Paraibano, e o Nordestão. A Pirâmide está com uma decoração inspirada na música de Luiz Gonzaga que tradicionalmente abre os festejos juninos de Campina Grande: “Olha pro céu, meu amor! Vê como ele está lindo”, com o céu representado por milhares de bandeirolas azuis e muitos balões espalhados por todos os lados.
 
No Palco Principal, localizado na parte superior do Parque do Povo, passarão uma média de quatro artistas por noite, entre eles representantes do autêntico forró nordestino e artistas de renome nacional, como Elba Ramalho, Wesley Safadão e Aviões do Forró, além dos padres Fábio de Melo e Reginaldo Manzotti na programação religiosa.  
 
“Este ano, além do Palco Principal, mantivemos e aperfeiçoamos o nosso palco especial – o Abrigo Maringá. Ele foi montado no local onde ficava o Cassino Eldorado, que por sua vez foi transferido para as proximidades da réplica da Catedral. No Abrigo Maringá a nossa cultura mais tradicional estará em evidência, com trios de forró e shows pocket de artistas locais”, disse o coordenador do Maior São João do Mundo, Temi Cabral.
 
Além desses dois palcos e da Pirâmide, o Parque do Povo contará ainda com três palhoças para apresentações do autêntico forró pé de serra em todas as noites e o Pavilhão do Milho. De acordo com a coordenação do evento, esse Pavilhão do Milho ficará entre a réplica da Catedral e o Cine Capitólio, na parte inferior do Parque do Povo. A ideia é reavivar a cultura nordestina de associar o São João às comidas típica à base de milho, oferecendo aos turistas um passeio gastronômico.
 
Últimos preparos
 
Segundo o coordenador geral do São João, Temístocles Cabral, para a montagem de toda a estrutura do Maior São João do Mundo foram empregados, direta e indiretamente, mais de 5 mil pessoas. No início de março, a estrutura de barracas e quiosques começou a ser montada e no dia 6 de maio foi entregue aos comerciantes para personalização. Alguns ainda estão finalizando suas decorações, mas a grande maioria já está com tudo finalizado, pronto para receber os forrozeiros.
 
Ao todo, serão 232 pontos comerciais, entre eles 22 restaurantes, 10 bares, 140 barracas de produtos diversos e 60 quiosques. No entorno da área da festa atuarão 165 ambulantes de bebidas e 60 ambulantes de diversos segmentos (vendedores de pipocas, milho, maçã do amor e outros produtos), cadastrados e fiscalizados pela Prefeitura.