Hospital de Trauma de Campina lança campanha de prevenção de queimaduras

Objetivo é reduzir o número de pessoas queimadas nesse período de festas juninas e sensibilizar a população para evitar acidentes. 

“Queimadura: o descuido dura um instante. As marcas permanecem toda uma vida”. É com esse slogan que Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes de Campina Grande lançou nesta segunda-feira (6) a 13ª Campanha de Prevenção às Queimaduras. A mobilização, que segue até o dia 30 deste mês, tem o objetivo de reduzir o número de pessoas queimadas neste período de festas juninas e sensibilizar a população sobre os cuidados para evitar acidentes. 
 
A abertura da campanha coincide com o Dia Nacional da Luta contra a Queimadura. Segundo a Sociedade Brasileira de Queimados, o país registra 1 milhão de acidentes por ano e 30% das vítimas são crianças. Essa campanha do Trauma é idealizada por meio do setor de Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) e de acordo com a médica Isis Lacerda, em época junina os acidentes com fogos e fogueiras tornam-se responsáveis por cerca de um terço dos atendimentos na UTQ. 
 
Conforme os dados da unidade hospitalar, a maior quantidade de queimaduras acontece nos dias 12, 23 e 28 de junho, respectivamente, vésperas dos dias de Santo Antônio, São João e São Pedro, quando o nordestino mantém a tradição de acender fogueiras e fogos de artifício. Para se ter uma ideia, durante o mês de junho do ano passado a UQT atendeu 76 pacientes. Desse total, 23 pessoas foram atendidas com ferimentos causados por fogos e fogueiras, sendo 14 crianças na faixa etária de 0 a 12 anos.
 
A campanha do trauma promove uma série de palestras educativas em várias escolas da cidade com o intuito de conscientizar as pessoas sobre o risco de queimaduras ocasionado pelo manuseio errado dos fogos. Hoje, a programação da campanha contempla o colégio Panorama, no bairro do Cruzeiro.  No dia 8 será a vez do Colégio Carmela Veloso, no bairro de Bodocongó e no dia 9 será a Escola Estadual Argemiro de Figueiredo, no Catolé. No dia 10 a palestra será ministrada na Escola Santo Antônio, bairro de Santo Antônio.
 
 
 
Orientações
 
A coordenação da campanha orienta os pais e responsáveis a tomarem alguns cuidados para evitar que a festa termine em tragédia. Em caso de queimaduras, eles devem evitar utilizar medicamentos sem consulta médica e, constatado o problema, o ideal é procurar imediatamente o Hospital de Trauma. 
 
 
• Nunca transporte fogos nos bolsos
 
• Não permita que crianças adquiram fogos de artifício
 
• Prenda o rojão em uma armação, em uma cerca ou em um muro, e não fique próximo na hora de acender
 
• Não tente reacender fogos que falharem
 
• Dispare os fogos somente ao ar livre, um de cada vez, e veja se não há substâncias inflamáveis ou redes elétricas nas proximidades
 
• Tenha sempre um recipiente de água por perto para colocar os foguetes já usados ou aqueles que falharam, para não haver riscos de novas explosões
 
• Confira sempre o certificado de garantia do foguete
 
• Nunca associe bebida alcoólica ao uso de fogos
 
• Em casos de queimaduras não deve ser aplicado creme dental, café, açúcar, vinagre ou outro produto similar, pois isso agrava o ferimento