Campanha ‘Junho Vermelho’ será lançada nesta terça-feira no Hemocentro

Objetivo é aumentar estoque nesta época de festejos juninos quando cresce número de acidentes.  

O Hemocentro da Paraíba lança, nesta terça-feira (14), às 9h, a campanha de incentivo a doação de sangue “Junho Vermelho”, que ocorre em todo país. O lançamento será na sede do Hemocentro, na avenida Pedro II, no bairro da Torre, em João Pessoa, com palestras, ginástica laboral, homenagem aos doadores e ainda será oferecido um lanche com comidas típicas dos festejos juninos.

“Aqui na Paraíba, o lançamento ocorre nesta data porque uniremos dois momentos: a campanha e o Dia Mundial do Doador de Sangue, que é celebrado em 14 de junho”, explicou a diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira. No estado, a campanha, que segue até o dia 30 de junho, se estende em toda a hemorrede, composta de dois Hemocentros (coordenador, na capital e o regional, em Campina Grande) e 11 Hemonúcleos.

“O nosso objetivo é chamar as pessoas para que façam doação antes dos festejos juninos, para conseguir manter o estoque e atender as demandas do período”, disse Sandra, que falou também como está a situação do estoque de sangue, no momento. “Hoje estamos com o estoque baixo, ou seja, a quantidade de doação que chega é a mesma que sai para atender a demanda. Dessa forma, não estamos conseguindo manter o estoque”, revelou.

Durante todo o período da campanha, serão feitos chamamentos à população, junto à imprensa, e a unidade móvel do Hemocentro percorrerá vários pontos da capital para as coletas externas.

O “Junho Vermelho” começou em São Paulo. Foi escolhido este mês devido ao frio e às férias, quando há uma grande queda nas doações de sangue. No Nordeste, um dos motivos para se realizar a campanha é o período junino. “Como esta é uma das datas mais comemoradas na nossa região, as doações também diminuem, já que as pessoas estão em clima de festa e viajam muito. Mas, também é um período que aumenta a demanda porque ocorrem muitos acidentes de trânsito e queimaduras, devido aos fogos. Portanto, sugerimos que as pessoas, antes de irem pros festejos, passem no Hemocentro e façam suas doações para desfrutar do prazer de salvar vidas das pessoas necessitadas de generosidade”, falou.