Estado Islâmico troca mensagens em português e preocupa autoridades

Abin confirmou existência do grupo em aplicativo e teme ataques.

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) confirmou nesta sexta-feira (17) que pessoas ligadas ao Estado Islâmico (EI) criaram um grupo para trocar mensagens em português, através do aplicativo de mensagens Telegram. A Abin emitiu nota afirmando que a abertura dessa nova frente de troca de informações está voltada à doutrinação extremista. "Amplia a complexidade do trabalho de enfrentamento ao terrorismo e representa facilidade adicional à radicalização de cidadãos brasileiros”, diz trecho da nota.

O grupo no Telegram é intitulado Nashir Português, mesmo nome do canal criado pelos extremistas há 15 dias, com o objetivo de recrutar brasileiros para jihadismo. Os integrantes do grupo, que se comunicam em português, já estariam sendo monitorados pela Abin.

Conforme informações repassadas ao O Globo, as mensagens têm inclusive um discurso de Abu Muhammad al-Adnani, porta-voz do Estado Islâmico. Em nota, a Abin informou que a troca de mensagens pelas redes sociais tem sido bastante utilizada pelos jihadistas para recrutar principalmente jovens.

A agência de monitoramento de terrorismo SITE Intelligence Group assegura que o grupo Nashir Português foi criado em 29 de maio, e iniciou-se a partir de anúncios nas redes sociais de que estariam procurando simpatizantes que falassem português, para atuar na tradução de seu material de propaganda. A Abin destacou, ainda em nota, que os “conteúdos relacionados a ideologias extremistas são traduzidos para o português e reproduzidos nesse aplicativo de mensagens instantâneas”.

A suspeita das autoridades é que o grupo poderia ser usado para recrutar algum brasileiro para atuar em nome do EI no país, mais especificamente durante as Olímpiadas. Daqui a 49 dias começa os Jogos Olímpicos, e a cerimônia de abertura deve reunir cerca de 100 chefes de Estado.