Coca-Cola e Pepsi vetam venda de refrigerante

Empresas dizem estar preocupadas com a obesidade infantil.

A partir de agosto grandes empresas do ramo de refrigerantes vão reajustar suas vendas para cantinas de escola de todo o Brasil. A principal mudança é que as empresas só vão vender às escolas para crianças de até 12 anos somente água mineral, suco com 100% de fruta, água de coco e bebidas lácteas que atendam a critérios nutricionais específicos. As empresas Coca-Cola, Ambev e PepsiCo Brasil alegam que estão preocupadas com a obesidade infantil.

O novo portfólio tem como referência diretrizes de associações internacionais de bebidas. Novos produtos lançados pelas empresas poderão ser incluídos, no futuro, seguindo essas referências.

Em nota, a empresa afirma que "no momento do recreio, os alunos têm acesso às cantinas escolares sem a orientação e a companhia de pais e responsáveis, e crianças abaixo de 12 anos ainda não têm maturidade suficiente para tomar decisões de consumo". Com isso, querem estimular a hidratação e a nutrição, contribuindo para uma alimentação mais equilibrada.

A escolha no Brasil também foi baseada em conversas com especialistas em saúde pública, alimentação e nutrição, além de profissionais e instituições ligadas aos direitos das crianças. A política valerá para as cantinas que compram diretamente das fabricantes e de seus distribuidores.

Em relação aos demais estabelecimentos, aquelas que se abastecem em outros pontos de venda (supermercados, redes de atacados e adegas, por exemplo), haverá uma ação de sensibilização desses comerciantes por meio da qual todos serão convidados a se unir à iniciativa.