Acidentes de moto lideram atendimentos do Trauma durante período de São João

Queimaduras, ocorrências mais esperadas, registraram redução de 13,5% em relação a 2015.

Os casos envolvendo quedas e motocicletas, 138 e 114 respectivamente, lideraram as ocorrências registradas pelo Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, durante o período junino – da meia noite da quinta-feira (23) até às 6h desta segunda-feira (27). As queimaduras, ocorrências mais esperadas durante esse período, registraram apenas 22 entradas na unidade, o que representa uma redução de 13,5% em relação ao ano passado.

De acordo com o setor de estatística da instituição, outros casos de destaque continuam relacionados ao trânsito, como acidentes de automóvel (22), atropelamento (11), arma de fogo (11) , arma branca (8) e acidentes de bicicleta (7). Os outros casos foram clínicos, conforme assessoria do Hospital.

Com relação a queimaduras, das 22 entradas registradas, oito foram por fogos de artificio e 14 por queimaduras diversas. O número é inferior ao do ano passado quando foram registrados 25 casos, o que representa uma redução de aproximadamente 13,5% em relação ao mesmo período de 2015. No período de 1º a 27 deste mês, já foram atendidos 97 pacientes vítimas de queimaduras.

Diferente de Campina Grande, onde o Trauma registrou, no mesmo período, 21 pessoas vítimas de queimaduras provocadas por fogos de artifício ou fogueiras. Nesse grupo estão dez crianças e 11 adultos. O número de vítimas quase dobrou, isso porque no mesmo período do ano passado foram registrados 11 atendimentos. Durante todo o mês de junho 34 pessoas deram entrada no Trauma vítimas de queimaduras.

O complexo hospitalar possui uma Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) exclusivo, com médicos especializados nesse tipo de ocorrência e também equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem capacitada, que fazem o setor funcionar 24 horas.