Prefeito Luciano Cartaxo entrega novo acesso à Estação Cabo Branco

Alvo de alfinetadas, prefeitura diz que a via foi a única liberada pelo Iphan. 

Um mês após as alfinetadas do governador Ricardo Coutinho (PSB) em sua conta no Twitter, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), entregou nesta segunda-feira (27) a pavimentação asfáltica e drenagem da Avenida Luzinete Formiga, no bairro do Altiplano, que servirá como principal via de acesso à Estação Ciência. A estrutura é inaugurada 21 meses após a interdição do trecho próximo à barreira do Cabo Branco.

A polêmica teve início após o anúncio de Coutinho de que iria pavimentar as vias de acesso à Estação Ciência. A obra, de acordo com que foi publicado no DOE, vai custar pouco mais de R$ 660 mil, mas os nomes das vias que serão asfaltadas ainda não foram divulgados.

Nesta segunda-feira, durante a inauguração, Cartaxo desconversou sobre a iniciativa do governo do estado de pavimentar as demais vias de acesso, em especial a rua Ricardo Albuquerque Campos, que até então vem sendo usada como rota, desde que parte da Avenida Panorâmica foi interditada. 
 
Sobre a polêmica, a secretária Daniela Bandeira destacou que o projeto original contemplava outras ruas transversais à avenida Luzinete Formiga, inclusive as que foram alvo de críticas de Ricardo Coutinho no Twitter. Segundo Bandeira, apenas a avenida entregue nesta segunda-feira foi liberada pelo Instituto do Patrimônio Histórico da Paraíba (Iphan). 
 
De acordo com a prefeitura, o investimento de R$ 1,8 milhão e as intervenções realizadas na via garantem aos condutores mais conforto e segurança durante o trajeto, uma vez que a avenida passa a contar com toda a infraestrutura necessária. 
 
Via iluminada
 
Para garantir mais tranquilidade e segurança aos usuários, a via, que possui 1,2 quilômetros de extensão e liga a Rua Aderbal Maia Paiva à Avenida Panorâmica, também recebeu melhorias na iluminação. Ela passou a contar com 71 pontos de iluminação, todos com lâmpadas de vapor metálico, luz branca, de 250W.
 
Para garantir a segurança na mobilidade da Avenida Luzinete Formiga, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) realizou a sinalização vertical e horizontal da localidade, incluindo a implantação de placas indicativas, pintura de faixas divisoras de fluxo e lombadas.
 
De acordo com a Diretoria de Operações da Semob-JP, o trânsito dos veículos seguirá em sentido duplo, além disso, foram implantados abrigos para embarque e desembarque dos usuários de transporte coletivo.