Correios lança guia técnico com recomendações sobre embalagens

Iniciativa visa padronizar envio de todas as encomendas pelos Correios.

Os Correios lançaram, na última semana, o “Guia Técnico de Embalagens Recomendadas pelos Correios – RPC”. O manual, já disponível no site da empresa, visa orientar o mercado quanto à produção de embalagens, de forma a viabilizar a comercialização de caixas e envelopes no padrão Correios pela indústria gráfica, estabelecimentos comerciais e redes varejistas do País.

Além de divulgar as especificações técnicas, a iniciativa fornece recomendações e dicas sobre as melhores práticas de endereçamento e acondicionamento das encomendas. Um dos itens mais importantes do processo de postagem, a escolha de uma embalagem resistente, associada ao seu correto acondicionamento, proporciona segurança, proteção e integridade ao conteúdo, desde o seu encaminhamento até a entrega.

Antes de utilizar os serviços dos Correios, é importante estar atento a algumas restrições, já que a aviação civil internacional e a legislação postal proíbem o transporte de certas substâncias. Em caso de dúvidas quanto à aceitabilidade do objeto para envio, o cliente pode consultar o Fale com os Correios ou solicitar informações em uma das agências de atendimento.

Falsos e-mails

Os Correios também alertam contra os falsos e-mails que são enviados em nome da empresa. A recomendação é para não abrir essas mensagens por conter vírus ou agentes maliciosos. Sites de rastreamento que não existem também estão sendo utilizados. As consultas sobre encomendas devem ser feitas no site dos Correios.

A empresa não envia e-mails aos usuários para enviar telegramas, solicitar recadastramento de pessoas ou avisar a chegada de encomendas, a menos que seja solicitado.