Taxa de mortalidade infantil cai 38,28% em Campina Grande

No ano passado, o índice local ficou em 12,25, abaixo da média nacional que é de 13,82

A taxa de mortalidade infantil caiu 38,28% em Campina Grande, nos últimos dez anos. Os dados estão de acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade Infantil, do Ministério da Saúde. De acordo com os números, em 2006 a taxa de mortalidade de crianças menores de 1 ano de idade era de 19,85 óbitos por mil nascidos vivos, no município. No ano passado, o índice local ficou em 12,25, abaixo da média nacional que é de 13,82, e da meta de 15, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Brasil.

Conforme a secretária de saúde do município, Luzia Pinto, isso é resultado de uma série de ações realizadas pela Prefeitura de Campina Grande, como os serviços de acompanhamento à gestante e as melhorias na rede hospitalar.


Assistência ao parto

Além do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), que é referência em gestação de alto risco para mais de 170 municípios paraibanos, em Campina Grande os partos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) também são realizados no Hospital da FAP e na Clipsi. Para garantir a assistência humanizada ao parto, o Isea oferta exames e consultas especializadas no pré-natal de alto risco, além do acompanhamento integral dos bebês nos primeiros dias de vida.

No Isea, 71% dos partos são de pacientes de outros municípios. Para atender a demanda crescente de atendimentos, desde 2013 a maternidade vem passando por obras de reforma e ampliação. A unidade ganhou um Centro de Parto Normal, UTI Materna e a Casa da Gestante. Além disso, a recepção foi reformada, para atender padrões de ambiência do Ministério da Saúde, e agora conta com enfermaria de observação e novos consultórios. Ainda este ano, o Isea também vai contar com uma nova UTI Neonatal.