Evento na UFPB debate gênero, diversidade e sexualidade

Seminário vai contar com palestras, mesas-redondas, aulas e perfomances artísticas.

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sedia a partir desta segunda-feira (29) a 1ª Semana de Diversidade, Gênero e Sexualidade, promovida pelo Sindicato dos Professores da Universidade Federal da Paraíba (Adufpb) e outras oito entidades. O evento terá palestras, mesas-redondas, aulas públicas, performances artísticas e reuniões de grupos de trabalho sobre os temas políticas públicas, violência, saúde e educação.

A abertura será às 19h, no auditório 412 do CCHLA, no campus de João Pessoa, com a palestra e mesa-redonda “Negritude e Visibilidade Lésbica na Educação Brasileira”, que contará com a participação da coordenadora de Educação para a Diversidade da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Érica Capinan e da professora Simone J. Cavalcante, da UFPB. As inscrições serão feitas na hora.

Além da Adufpb, também participam da organização da Semana UFPB de Diversidade, Gênero e Sexualidade as seguintes entidades: Movimento Espírito Lilás (MEL), Maria Quitéria, Levante Popular, Marcha Mundial das Mulheres, Cunhã Coletivo Feminista, Cordel Vida, NEPI/UFPB e Práxi na Saúde/UFPB.

“O objetivo desse encontro é abrir o diálogo entre os movimentos sociais de gênero e sexualidade e as instituições acadêmicas que trabalham com gênero e sexualidade, de modo que, que a partir de agora, esse debate possa ser constante”, explicou o professor Eduardo Guimarães, coordenador do Grupo de Trabalho Classe, Etnicorraciais, Gênero e Diversidade Sexual da Adufpb e um dos organizadores do evento.