Famílias com crianças com microcefalia vão ganhar desconto na conta de energia

Ação é uma parceria entre a Energisa e o IPESQ e vai beneficiar 120 famílias paraibanas.

A concessionária de energia Energisa começa, nesta semana, a visitar 120 famílias paraibanas que têm crianças com microcefalia. A ação faz parte de uma parceria com o Instituto de Pesquisa Professor Joaquim Amorim Neto (IPESQ) e tem objetivo conceder benefícios, como troca de geladeiras e lâmpadas e redução na conta, para estas pessoas.

Além de avaliar a possibilidade de troca dos equipamentos, a Energisa também vai averiguar se as famílias estão cadastradas no projeto Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede descontos de até 65% no consumo. De acordo com Renato Deladea, gerente de Qualidade e Projetos da Energisa, as famílias serão visitadas em 65 cidades paraibanas. “Fizemos o levantamento junto com o IPESQ e a Secretaria de Saúde do Estado e, agora, precisamos saber quem se enquadra nos critérios do programa”, explica.
 

“Iremos de casa em casa, e se for o caso, trocar o eletrodoméstico e as lâmpadas por modelos mais eficientes que reduzam o consumo dessas famílias”, pontuou Renato. Segundo ele, as geladeiras deverão ser entregues às famílias em meados de novembro. “Queremos com essa ação proporcionar mais conforto, já que a maior parte dessas famílias é de baixa renda e quanto menor for seu consumo de energia melhor para elas”, complementa.

Convênio

Presidido pela médica e pesquisadora, Adriana Melo, o IPESQ se tornou referência no estudo e tratamento da microcefalia, e mudou o enfoque das pesquisas científicas sobre a anomalia em todo o mundo.

Além da pesquisa, o instituto oferece tratamento especializado a mães e bebês, incluindo fisioterapia e apoio psicológico. A Energisa firmou convênio com o instituto para arrecadar doações, via conta de energia elétrica e qualquer cidadão pode fazer doações de qualquer valor ao instituto. Basta comparecer a uma agência de atendimento ou ligar para o 0800 083 0196.