Incêndio atinge Pico do Jabre, no Sertão da Paraíba

Primeiras chamas foram vistas por volta das 14h desta sexta-feira.

Incêndio atinge Pico do Jabre, no Sertão da ParaíbaUm incêndio atinge há mais de 20 horas o Pico do Jabre, considerado o ponto mais alto da Paraíba, localizado entre os municípios de Matureia e Teixeira, no Sertão do Estado. As primeiras chamas foram vistas por volta das 14h desta sexta-feira (16) e continuavam queimando a vegetação do local até as 10h15 deste sábado (17).

Segundo o Corpo de Bombeiros, os focos já tinham sido reduzidos a apenas um na manhã deste sábado. Segundo o tenente Dawys, do Corpo de Bombeiros de Patos, a umidade da madrugada ajudou a baixar as chamas e facilitou o controle do incêndio. "Embora ainda exista risco de reignição por conta da ventilação do local, mas estamos trabalhando duro para evitar", comentou o tenente.

Cerca de 43 pessoas trabalhavam na manhã deste sábado no combate ao fogo – sendo 23 bombeiros e outros 20 servidores da prefeitura de Matureia. Bombeiros de Sousa, Cajazeiras e Pombal foram chamados para ajudar na ação. "Ainda não temos como afirmar a proporção do estrago causado pelo fogo", completou o tenente do Corpo de Bombeiros.

O tenente informou que o local é de difícil acesso e a equipe está utilizando mochilas para carregar água e abafadores na tentativa de controle das chamas. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Saulo Laurentino, a prioridade da equipe está sendo evitar que as chamas atinjam antenas de transmissão de operadoras de telefones móveis, internet e televisão.