Continente americano está livre do sarampo, anuncia a OMS

No Brasil, o Sarampo é uma doença de notificação compulsória desde 1968.

Após 22 anos de esforços, o Continente americano está livre do sarampo. Nesta terça-feira (27)  a Organização Pan-Americana de Saúde, Opas, e Organização Mundial da Saúde, OMS, anunciaram que o Continente será o primeiro no mundo a eliminar a doença. A eliminação da doença foi verificada durante os últimos seis anos por um Comitê Internacional de Especialistas, CIE, convocada pela Opas. O comitê apresentará seu relatório final aos ministros de saúde dos países membros da Opas que participam esta semana da 55ª reunião do seu Conselho Diretivo.

Em 2002, a região das Américas notificaram o último caso endêmico de sarampo. Contudo, como a doença continua circulando em nível mundial, em alguns países continuaram notificando casos importados, mas sem grande magnitude e controlados pelas ações de prevenção e controle. O Comitê Internacional de Especialistas para a Documentação e Verificação da Sustentabilidade do Sarampo, da Rúbeola e da Síndrome da Rubéola Congénita nas Américas recebeu entre 2015 e agosto de 2016 as evidências apresentadas pelos países sobre a eliminação da doença. O Continente americano será o primeiro no mundo a receber esta declaração, depois de ter sido declarada livre da rubéola e da síndrome da rubéola congênita em 2015. O sarampo passou a ser a quinta enfermida a ser prevenida por vacinação a ser eliminada das Américas.

Sarampo no Brasil

No Brasil, o Sarampo é uma doença de notificação compulsória desde 1968. Desde 1999, a vigilância do sarampo é integrada à vigilância da rubéola, tornando oportuna a detecção de casos e surtos e a efetivação das medidas de controle adequadas.

Desde a implantação do Plano de Eliminação do Sarampo, em 2000, a doença apresentou baixa morbimortalidade. No ano 2000 foram confirmados os últimos surtos autóctones nos estados do Acre e Mato Grosso do Sul. A partir de 2001 ocorreram casos importados, mas sem grande magnitude e controlados pelas ações de prevenção e controle. O último caso relatado no país foi no Ceará, em julho de 2015.

Opas

A Organização Pan-Americana de Saúde, Opas, trabalha com os países das Américas para melhorar a saúde e a qualidade da vida de sua população. Fundada em 1902, é a organização internacional de saúde pública mais antiga do mundo. Atua como o escritório regional da OMS para as Américas e é a agência especializada em saúde do sistema interamericano.