Veja onde se vacinar contra raiva em caso de ataque de animal

Animais também devem ser vacinados como prevenção à doença.

Veja onde se vacinar contra raiva em caso de ataque de animalÉ comemorado na quarta-feira (28) o Dia Mundial Contra a Raiva, doença transmitida por animais que pode afligir humanos. Em João Pessoa, não há registro de raiva em humanos nos últimos 17 anos – o último caso foi registrado em 1999, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Na capital, a vacina antirrábica é oferecida tanto para humanos quanto para animais. As pessoas que forem agredidas por algum animal devem procurar o Centro Municipal de Imunização, no bairro da Torre. Já a vacina para animais deve ser aplicada no Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Cvaz), localizado no bairro dos Bancários.

De acordo com a coordenadora do setor de imunização da SMS, Chiara Dantas, uma pessoa atacada por algum animal deve tomar a vacina necessariamente, pois apenas a vacinação evita que a doença se instale no paciente. “É muito importante que o usuário procure a unidade de referência o mais rápido possível e nunca mate o animal que o agrediu, principalmente cães e gatos, que precisam ser observados durante 10 dias”, afirmou.

Para evitar o contágio com a doença, é fundamental manter os animais saudáveis e vacinados, pois a raiva é transmitida a partir do contato com a saliva do animal. Uma vez instalada, a raiva dificilmente é curada. No animal, a doença provoca mudança de comportamento, agressividade e salivação excessiva; no ser humano, os sintomas da raiva podem incluir inquietude, febre, crises convulsivas, alucinações e dificuldade para engolir.

O Centro Municipal de Imunização funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados e domingos das 8h às 12h. O serviço está localizado na Rua Prefeito José Bezerra, s/n, Torre. Para mais informações a população pode entrar em contato pelo telefone: 3211-6774.

Já o Cvaz funciona das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira, e fica localizado na Avenida Walfredo Macêdo Brandão, nº 100, Jardim Cidade Universitária. A população pode pedir orientação através dos telefones: 3218-9357 ou 3214-3459.