WhatsApp ganha recurso de videochamada; veja como instalar

Para completar chamada é necessário que destinatário tenha a versão atualizada.

O WhatsApp ganhou uma atualização que adiciona videochamadas ao aplicativo, por enquanto apenas para os aparelhos que rodam no sistema Android. Uma versão piloto do programa com a nova função foi liberada na segunda-feira (24). Com a melhoria, o serviço de mensagens instantâneas, pertencente ao Facebook, passa a competir com o Messenger, que também pertence à rede social, com o Skype, da Microsoft, e com o Duo, do Google.

Para usar o recurso, basta o usuário instalar a versão 2.16.318, diretamente do site do WhatsApp via programa de testes do aplicativo. Já que o programa não é baixado através da Google Play (loja oficial do sistema), é preciso que o usuário autorize o Android para permitir sua instalação.

É preciso dar permissão para que o app use o microfone e a câmera do celular antes de iniciar as chamadas de vídeo. O funcionamento por completo da nova atualização pode ter alguns problemas. Caso o destinatário da videochamada não tenha a nova versão do aplicativo, a ligação não será efetuada. Nesse caso, vai surgir uma notificação informando que a ação não é possível devido a não atualização do app.

Já que estão liberados os testes, a atualização não deve demorar a chegar em caráter definitivo para o restante dos usuários do Android, Windows, e iOS da Apple.