Dez trechos vão receber pontos de fiscalização da Semob

Trinta e duas câmeras serão usadas para fiscalizar e autuar motoristas.

Dez trechos vão receber pontos de fiscalização da SemobDez novos trechos da cidade de João Pessoa vão receber pontos de fiscalização a partir desta terça-feira (1). A informação é da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP). De acordo com o órgão, a cidade já apresenta 59 câmeras que são observadas pelo agentes de mobilidade do Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT), mas agora 32 serão usadas para fiscalizar e autuar os condutores imprudentes.

A medida tem como base uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito, de junho de 2015, regulamentando a fiscalização através do videomonitoramento.

“Todos os corredores que possuem as câmeras usadas para fiscalização dos agentes estão com placas indicativas informando que a localidade está sendo observada e os motoristas que cometerem irregularidades estarão sujeitos a autuação”, explica o superintendente Carlos Batinga.

O serviço, que tem como objetivo conscientizar sobre a responsabilidade no trânsito, foi implantado em fevereiro deste ano. Na época, apenas seis câmeras tinham o caráter de fiscalização e, até o mês de outubro, 22 equipamentos já estavam com esta função.

Os agentes de mobilidade, durante a fiscalização, observam irregularidades previstas no Código de Trãnsito Brasileiro (CTB), como: estacionar nas calçadas ou formando fila dupla, ficar em cima da faixa de pedestres, ocupar vagas especiais sem credenciais e usar o celular ao dirigir.

Confira as localidades que vão passar a ser fiscalizadas:

– Av. Pedro II x Av. Diogo Velho
– R. Visconde de Pelotas x Av. Barão do Abiaí (Praça Rio Branco)
– Av. General Osório x R. Peregrino de Carvalho (próximo ao Terceirão)
– Av. Josefa Taveira x R. Maria José Catequista (Feirinha)
– Av. Josefa Taveira x R. Júlio Cirilo
– Av. Rui Carneiro x Profª Maria Sales
– Av. Pedro II x Av. Maximiliano de Figueiredo
– Av. Gama e Melo x Cardoso Vieira
– Av. Pedro I x R. Des. Souto Maior
– Av. Júlia Freire x Profª Severina Moura