420 mil pessoas são esperadas na Romaria da Penha

PM divulgou esquema especial de segurança, que vai das 18h do sábado (26) até 17h do domingo (27).

Expectativa para a 253ª Romaria de Nossa Senhora da Penha é de aproximadamente 420 mil pessoas, segundo a Polícia Militar. Previsão é de que tanto fiéis de João Pessoa como de outras cidades, inclusive de fora da Paraíba, estejam presentes na Romaria que acontece no próximo sábado (26) em João Pessoa.

A Polícia Militar vai utilizar um reforço de 800 policiais militares e 45 viaturas para a segurança da Romaria da Penha. As informações foram divulgadas na manhã desta segunda-feira (21). Operação da especial da PM vai das 18h do sábado (26) até 17h do domingo (27). O percurso vai ter monitoramento por câmeras de longo alcance e alta resolução. O esquema conta ainda com 12 pontos e Plataformas de Observação Policial (POP).

O comandante do Policiamento da Região Metropolitana (CPRM) de João Pessoa, coronel Lívio Delgado, adiantou que além das câmeras fixas, a PM vai ter auxílio também do monitoramento móvel. “Através dos nossos drones, que ficarão percorrendo do alto todo o percurso e indicarão possíveis suspeitos para que os policiais do terreno possam agir”, destacou.

Trânsito
A passarela da avenida Dom Pedro II será interditada pelos policiais do Canil do Batalhão de Operações Especiais (Bope) para evitar acidentes. Na área do Santuário de Nossa Senhora da Penha, a Cavalaria vai reforçar a segurança na chegada dos romeiros. Nas ruas paralelas, a Ronda Ostensiva Tática com Apoio de Motocicletas (Rotam) e o Bope vão intensificar as rondas e os bairros receberão o reforço da Força Regional.

Coronel Lívio disse que o esquema de segurança leva em consideração a expectativa de público para este ano. “São esperadas aproximadamente 420 mil pessoas, tanto da Capital como de outras cidades, inclusive de fora da Paraíba, então nossa corporação planejou um esquema especial para garantir a tranquilidade na Romaria, que começa desde a saída dos fiéis de casa, já que muitos optam por ir caminhando de sua residência, até o domingo, um dia após o evento”, concluiu.

Ajustes finais
Nesta terça-feira (22), às 9h30, no Quartel do Comando Geral, na Capital, será realizada a última reunião com todos os órgãos envolvidos, direta e indiretamente, na 253ª Romaria de Nossa Senhora da Penha, a exemplo da Sedurb, Semob, Polícia Rodoviária Federal e igrejas. O encontro vai definir os últimos detalhes para a segurança do evento.

420 mil pessoas são esperadas na Romaria da PenhaProgramação

A Arquidiocese da Paraíba já divulgou a programação da Festa e da Romaria de Nossa Senhora da Penha, que completa 253 anos em 2016. Neste ano, o tema da celebração é “Maria, Mãe da Misericórdia, ajuda-nos a buscar a conversão e cuidar da casa comum”.

Dia 23 – As homenagens à santa começam no dia 23 de novembro às 18h30, com a Recitação do Santo Terço. Às 19h15 terá o Hasteamento da Bandeira na Santinha localizada na rua que dá acesso ao Santuário, na Praia da Penha, em João Pessoa. Em seguida, às 19h30, começa o Tríduo, que compõe três noites de celebrações. O tema da primeira noite é “Maria e a Misericórdia de Deus” e o celebrante é o padre Dalmo Radimack.

Dia 24 – Na segunda noite do Tríduo, tem Recitação do Santo Terço às 18h45 e Celebração Eucarística às 19h30, com o tema: “Da Misericórdia de Deus nasce o desejo de conversão do homem”. O celebrante é o padre Luiz Júnior.

420 mil pessoas são esperadas na Romaria da PenhaDia 25 – Já na terceira noite do Tríduo, no dia 25, também terá Recitação do Santo Terço às 18h45 e Celebração Eucarística às 19h30 no Santuário. O tema da noite é “Misericórdia e Criação: sinais do amor de Deus pela humanidade” e o celebrante é o padre Paulo Cabral.

Dia 26 –  No sábado uma carreata acontece a partir 17h, levando a imagem da Santa da Penha para a igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro da capital, de onde, às 22h, começa a a Romaria de Nossa Senhora da Penha. A Bênção de Envio dos Romeiros deverá ser feita pelo Administrador Apostólico da Arquidiocese da Paraíba, Dom Genival Saraiva de França, que também vai celebrar a Missa campal no fim da caminhada. O percurso será o mesmo do ano passado.

Dia 27 – No domingo, a partir de 1h30, o Alto de Nossa Senhora vai ser apresentado no campo de futebol da Praia da Penha, com previsão de chegada dos romeiros ao Santuário às 4h.