Empresário José Carlos da Silva Júnior recebe Ordem de Mérito da CNI

Presidente da CNI ressalta trabalho realizado pelo homenageado na Paraíba. 

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) entrega, nesta terça-feira (29), às 12h30, em Brasília, a Ordem do Mérito Industrial, a mais importante condecoração da instituição. Sete empresários vão ser agraciados, entre eles, o diretor-presidente do grupo São Braz, José Carlos da Silva Júnior, indicado pela Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP). A solenidade será realizada no Salão de Eventos da CNI. Além de José Carlos, vão ser agraciados os empresários Aniceto Wanderley, Antônio Thiago Gadelha Simas Neto, Eugênio Odilon Ribeiro, Ferdinando Sheffer Júnior, Hélio de Moura Melo Filho e Roberto Proença Macedo.

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, ressalta que a indústria brasileira outorga a sua comenda maior a sete reconhecidos empresários que, ao longo de suas vidas, se destacaram com relevantes contribuições à modernização, inovação e expansão de seus setores.

Segundo o dirigente, todos os homenageados foram indicados pelas federações das indústrias de seus estados em reconhecimento ao trabalho que realizaram em suas cidades, em seus estados e em suas regiões.

Medalha

Em 58 anos, apenas um seleto grupo de personalidades e empresários recebeu a comenda, entre os quais se destacam os ex-presidentes Juscelino Kubitschek, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula Da Silva; além do ex-vice-presidente José de Alencar e dos industriais Jorge Gerdau, Antônio Ermírio de Moraes e Ivo Hering.

Homenageado

Paraibano, nascido em Campina Grande, José Carlos da Silva Júnior foi vice-governador do Estado da Paraíba, senador da República, e presidente, por dois mandatos, da Associação Brasileira das Indústrias de Café. Duas de suas principais características como industrial sempre foram: ousadia e a criatividade e, com este espírito empreendedor, foi um dos primeiros empresários brasileiros a explorar as possibilidades da tecnologia de extrusão de alimentos.

Também, desenvolveu uma tecnologia própria para a produção da farinha de milho flocada, que revolucionou o mercado do nordeste nos anos 70, e conquistou o respeito internacional de grandes fabricantes de equipamentos.

Com empresas nascidas da sua atividade industrial, o empresário, atual Diretor-Presidente do Grupo São Braz, construiu uma sólida estrutura na qual estão integradas as empresas: Indústria – São Braz; Franquia – São Braz; TV Paraíba; TV Cabo Branco; Cabo Branco FM; CBN João Pessoa; Jornal da Paraíba e as concessionárias Brazmotors, Autobraz, AutoVia, Brazauto e Araguaia.