Vicemário Simões é escolhido como novo reitor da UFCG

Votação aconteceu nos sete campi da instituição e resultado vai para o Ministério da Educação. 

Os servidores e estudantes da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) escolheram o novo reitor e vice-reitor da instituição. A votação ocorreu durante todo a quarta-feira (30) nos sete campi da universidade. A chapa 1, composta pelo professor Vicemário Simões como reitor e o professor Camilo Farias, como vice-reitor, foi a escolhida. O resultado será encaminhado ao Ministério da Educação.

A votação aconteceu nos campi de Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Patos, Pombal, Sousa e Sumé e os escolhidos vão administrar no quadriênio 2017-2020. Os membros da comunidade votaram de forma uninominal, quando se pode escolher reitor e vice de chapas diferentes. Estavam aptos a votar 17.110 alunos, 1.394 técnico-administrativos.

Segundo o Professor Manassés Agra, presidente da Comissão Especial instituída pelo Colegiado Pleno, a divulgação dos números oficiais do pleito acontecerá nesta quinta-feira (1ª), após o recebimento das atas de apuração de todos os campi da instituição.

O processo de escolha foi realizado de forma proporcional, cabendo aos servidores docentes o peso de 70% e os servidores técnico-administrativos e estudantes com 15%, cada, seguindo a Lei das Diretrizes Básicas da Educação.

Na disputa para reitor, o Kennedy Guedes, da chapa 4, ficou em segundo lugar, Marcos Lia Fook da chapa 2, em terceiro, e Rosilene Montenegro, da chapa 3, foi a quarta colocada.

Posse

A homologação do resultado e a elaboração da lista tríplice pelo Colegiado Pleno, para encaminhamento ao Ministério da Educação (MEC), acontecerão nesta primeira quinzena de dezembro. E os eleitos serão investidos nos cargos em fevereiro do próximo ano.

Eleitos

Atual vice-reitor e secretário de Planejamento da UFCG, o professor Vicemário Simões foi pró-reitor de Ensino na gestão de Thompson Mariz, membro do colégio estatuinte e coordenador setorial de Assuntos Comunitários, da antiga Pró-Reitoria para Assuntos do Interior (PRAI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Camilo Farias é o vice-diretor do Centro de Ciência e Tecnologia Agroalimentar (CCTA), campus de Pombal, um dos líderes do grupo de pesquisa Núcleo de Águas e Meio Ambiente (NAMA), membro da International Association of Hydrological Sciences e da Associação Brasileira de Recursos Hídricos.