Anac deve aprovar na semana que vem fim da bagagem grátis em voos

Se for aprovada, as empresas poderão cobrar pelas bagagens.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deve aprovar na próxima semana o fim do transporte grátis de bagagem para todos os passageiros que viajam de avião. Caso a norma for mesmo ratificada, as empresas vão permitir que as empresas passem a cobrar pelo despacho de bagagem em todos os voos nacionais e internacionais. No caso, os passageiros terão direito a levar, gratuitamente, apenas a bagagem de mão. O limite máximo, no entanto, deve passar dos atuais 5 kg para 10 kg.

Atualmente, cada passageiro pode levar uma mala de 23 kg nas viagens dentro do Brasil e até duas malas de 32 kg para voos para o exterior.

Segundo a resolução, o fim do despacho grátis de bagagem só deve valer a partir de outubro de 2018. Até lá, deve ocorrer uma redução gradual: os voos domésticos continuam até outubro de 2018 com o limite de uma mala de até 23 kg; voos para América do Sul e Central terão direito a uma mala de 23 kg; demais destinos internacionais mantêm a permissão de duas malas, mas com peso máximo de 23 kg em vez dos 32 kg atuais; a partir de 1º de outubro, os passageiros de todos os voos, nacionais e internacionais, terão direito a apenas uma mala de 23 kg; um ano depois, a partir de 1º de outubro de 2018, as franquias de bagagem despachada passam a ser livremente estabelecidas pelas companhias aéreas.