Campina Grande está três graus mais quente que o previsto

Especialista alerta para riscos a saúde causadas pela exposição ao sol. 

A temperatura em Campina Grande está três graus acima da média estimada para o mês de janeiro. A informação é da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). Segundo o órgão as previsões eram que para este período as temperaturas máximas na cidade fosse de 30º, mas o número tem chegado a quase 33º. Especialista alerta para os riscos à saúde ocasionados pelas altas temperaturas.

Dados repassados pela Agência, apontam que os dias de temperaturas mais altas em Campina Grande, foram os últimos dias 9 e 11 de janeiro, quando foram registradas temperaturas máximas de 32.9º C. Nos mesmos dias do ano passado, o máximo registrado foi 28º C. Com relação às temperaturas mínimas deste mês, a média é de 21º C.
 
Ainda conforme a Aesa, no período de outubro a novembro do ano passado, a Paraíba registrou um aumento médio de 2º C na temperatura. Na época, a causa foi identificada por um fenômeno de alta pressão que atuou no estado e diminuiu a quantidade de nuvens, elevando a incidência do sol.
 
A dermatologista Luciana Rabello, explica que é necessário ficar atento à proteção da pele nesse período. "O verão pede um cuidado redobrado, principalmente para os idosos e as crianças. Passar o protetor solar de duas em duas horas em locais do corpo que ficam mais expostos é o mais recomendável, além da hidratação. Beber muita água é fundamental", disse.
 
Ainda conforme a dermatologista, o período com maior incidência de raios solares é das 10h às 16h. "Esse é o horário que temos uma maior incidência VD, um tipo de raio solar mais danoso a pele e que pode ser responsável por queimaduras e pelo câncer de pele. É recomendável que as pessoas durante esse horário andem protegidas não só apenas com o protetor, mas também com óculos de sol e sombrinhas", finaliza.