Polícia apreende mais de 500 caranguejos-uçá em feiras livres

Captura do animal está proibida por causa do período da ‘andada’.

Polícia apreende mais de 500 caranguejos-uçá em feiras livresMais de 500 caranguejos-uçá foram apreendidos no domingo (29) nas cidades de João Pessoa, Bayeux e Santa Rita. As apreensões ocorreram durante fiscalizações em feiras livres, já que a captura e comercialização do animal está proibida devido ao período da ‘andada‘ – quando a espécie sai das galerias para acasalamento e liberação de ovos.
 
Segundo o comandante do Batalhão de Polícia Ambiental, major Tibério Pereira, quem é pego vendendo ou comprando o caranguejo durante o período  é obrigado a apresentar uma declaração de estoque expedida pelo Ibama. “Caso não apresente, pode pagar multa de R$ 700 até R$ 100 mil e até mesmo pegar de um a três anos de detenção”, alertou.
 
O período em que fica proibida a captura do caranguejo-uçá é de 6 a 11 e de 21 a 26 de janeiro; de 4 a 9 e de 19 a 24 de fevereiro; e de 6 a 11 e de 21 a 26 de março. Um dos fatores que tornam a captura ilegal é quando é feita com o uso da redinha, que pega o caranguejo-uçá indiscriminadamente, causando dano ao meio ambiente.
 
Além disso, é proibida também a captura de caranguejo-uçá quando a espécie tem menos de seis centímetros de carapaça, medida que vai de uma pinça a outra, já que de acordo com os parâmetros técnicos estabelecidos pelo Ibama, abaixo dessa dimensão se configura captura de filhote, o que também é proibido.