Falta de extintor e hidrante são maiores empecilhos para alvarás

Em dois anos, 8.023 imóveis e edificações comerciais foram vistoriados em CG.

Para conseguir um alvará da prefeitura é preciso obter a certificação junto ao Corpo de Bombeiros. Em dois anos, a corporação vistoriou 8.023 imóveis e edificações comerciais em Campina Grande e região. Esse número corresponde a 47% do total (17.038) de atendimentos realizados pelos bombeiros. O maior problema encontrado, segundo o tenente Roberto Matias, é a falta de uma rede de hidrante e de extintores. 

Além de controlar e fiscalizar a correta utilização dos sistemas de segurança contra incêndio e pânico pelas edificações, a Diretoria de Atividades Técnicas é responsável pelas perícias de incêndio e explosão. Tenente Roberto informou que na maioria das situações esses estabelecimentos vistoriados não possuem rede de hidrante ou o hidrante não está funcionando; além da falta de sinalização de extintor, o equipamento estar com a carga vencida ou não está no local indicado. 
 
“Quando encontramos esse tipo de situação, o local tem até 30 dias para se regularizar. Logo após, o proprietário precisa avisar ao Corpo de Bombeiros para que uma nova vistoria seja realizada. Se for demorar mais que 30 dias também deve ser comunicado à corporação. Caso esse aviso não seja feito, o local está passível de receber multa, que varia de acordo com a área”, ressaltou. 
 
Para solicitar essa vistoria é preciso ir na página do Corpo de Bombeiros e acessar as normas técnicas e de segurança do órgão. No site, também estão disponíveis os modelos de documentos exigidos pela diretoria tanto para quem desejar solicitar perícias, quanto para a elaboração de formulário de segurança contra incêndio – projeto técnico exigido de edificações em construção ou reforma.

TOTAL DE VISTORIA
 
2015: 4.709
2016: 2.884
2017/janeiro: 430
 
FONTE: Corpo de Bombeiros