Agentes de saúde e combate a endemias paralisam atividades

Sintab cobra implementação do índice da data-base.

Os agentes de saúde e de combate a endemias estão com as atividades paralisadas desde a terça-feira (7), em Campina Grande. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste da Borborema (Sintab), a paralisação acontece até essa quinta-feira (8) e cobra a implementação do índice da data-base e melhores condições de trabalho. Secretaria de Saúde disse que vai agendar reunião com o prefeito Romero Rodrigues para tratar do assunto.

Conforme o vice-presidente do Sintab, Giovani Freire, a pauta do movimento é recorrente e trata das progressões no Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), previstas para o mês de janeiro. Além disso, Freire alegou que os agentes estão há dois anos sem receber protetor solar e fardamento necessário para a realização do trabalho. “Decidimos paralisar por dois dias em advertência, chamando a atenção para que não haja paralisação por tempo indeterminado”, disse.

A secretária de saúde do município, Luzia Pinto, informou que teve uma reunião com a categoria e que revogou as faltas de outras paralisações, mas que está esperando um parecer da Procuradoria do Município. Sobre as reivindicações dos agentes, a secretária informou que não tem governabilidade para tratar de todos os pontos da pauta e que vai marcar uma reunião com o prefeito para definir o índice da data-base na sexta-feira (10).

Depois dessa reunião, o Sintab vai realizar uma assembleia com os servidores, prevista para a terça-feira (14), para debater as propostas da secretária e decidir se vai iniciar uma greve indeterminada.