Com expectativa de R$ 45 mi em arrecadação, carnês do IPTU começam a ser distribuídos em CG

Segundo Secretaria de Finanças, 140 mil carnês serão entregues a partir da quinta-feira (9).

Começam a ser distribuídos pela prefeitura de Campina Grande nesta quinta-feira (9), os carnês referentes ao Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de 2017. Segundo o secretário municipal de Finanças, Joab Pacheco, a previsão é de que 140 mil carnês sejam entregues à população.

Segundo a secretaria, a expectativa é que se todos os donos de imóveis pagarem o imposto, a arrecadação chegue a R$ 45 milhões neste ano. Apesar das estimativas, Pacheco acredita que a meta de arrecadação não seja atingida, já que o índice de inadimplência em Campina Grande chega a 50%.

O IPTU pode ser divido em até oito parcelas e de acordo com secretário de finanças, os contribuintes vão ter até o dia 30 de março para pagar a primeira parcela ou a cota única do imposto. Os contribuintes que optarem por pagar de uma só vez recebem um desconto de 10% no valor total do carnê.

Entre as novidades para este ano estão as alíquotas referentes aos terrenos. Um terreno de até 250 metros quadrados continuar pagando 1% do seu valor. Já terrenos acima de 250 metros quadrados vi ter uma alíquota de 2,5%. Outra mudança é em relação a atualização cadastral dos terrenos. A partir de agora não serão cobrados 100% do valor, mas 10% do valor de cada terreno.

O secretário de Planejamento de Campina Grande, André Agra informou também que a Prefeitura vai implantar uma prestação de contas eletrônica. A ideia, segundo Agra, é que o cidadão possa acompanhar os investimentos feitos pela gestão municipal com o dinheiro do IPTU.