Comerciantes reclamam do baixo movimento na Vila do Artesão

Artesã diz que vendas caem 90% nesse período.

Trabalhando com artesanato há 18 anos, Maria do Carmo, 57 anos, vive um dos piores momentos de sua vida, o baixo movimento na loja, onde vende objetos feitos com algodão colorido, na Vila do Artesão, em Campina Grande. A artesã reclama da falta de divulgação do local e disse que se comparado com o mês de junho, quando a cidade recebe muitos turistas, as vendas caíram em 90%. Órgão responsável pela administração da vila diz que faz a divulgação e tem parcerias com outras instituições.

“Nós não estamos reivindicando público. O que a gente quer é divulgação. É um absurdo, a Vila do Artesão não ser colocada na Rota Cultural, um local que agrupa mais de 350 artesãos. Queremos que a vila seja inserida no roteiro turístico, só tem venda se tiver propaganda. Tem mês que a gente não lucra o dinheiro nem de comprar a nossa marmita”, lamenta Maria do Carmo.

Outro problema encontrado, como explica a artesã, é que muitos chalés só são abertos no período junino, aumentando o cenário desértico do local. “A gente tá lá de janeiro a janeiro e no mês de junho tem gente que cai de paraquedas” disse, acrescentando que esse período é o mais critico para a categoria e que chegou se deparar com pessoas que nem sabiam da existência da vila. “Queremos que tenha mais divulgação, através de panfletos distribuídos nos hotéis e em mídias na televisão”, finalizou.

Em contrapartida, o diretor de incentivos da Agência Municipal de Desenvolvimento (AMDE), Gilmar Aureliano, órgão responsável pela administração da Vila do Artesão, rebateu dizendo que “não se pode atribuir o pouco movimento à falta de divulgação”. Aureliano acrescentou que o órgão firmou uma parceria com o ‘Convention Bureau’ para realizar eventos no município e atrair turistas.

Na prática, todos os eventos realizados em Campina Grande trariam público para a Vila do Artesão, através de um material impresso distribuído nos eventos. “Além disso, temos parcerias com as emissoras de TV’s locais, mostrando as campanhas e promoções. Vez por outra a gente faz o evento ‘Artesanato e Moda na Vila‘. Também pretendemos fazer uma mostra de peças do artesão. Em março teremos a semana do artesão, com feiras e palestras dentro da vila” rebateu o diretor de incentivos.

Serviço

Vila do Artesão

Endereço: Avenida Professora Almeida Barreto, S/N – São José
Funcionamento: Segunda à sábado das 10h às 18h.