MPPB confirma para 6 de março entrega das obras do Eixo Leste de transposição do São Francisco

Na data, as águas chegarão à cidade de Monteiro, na região do Cariri paraibano.

O Ministério da Integração Nacional confirmou para o Ministério Público da Paraíba (MPPB), no início da tarde desta terça-feira (14), a entrega das obras do Eixo Leste do Projeto de Integração e Transposição das Águas do Rio São Francisco, mantendo-se para o dia 6 de março a chegada das águas à cidade de Monteiro, na região do Cariri paraibano.

A confirmação da data foi repassada ao procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora, pelo secretário Antônio de Pádua de Deus Andrade, da Secretaria de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, durante reunião administrativa em Brasília. “Na reunião, foi mostrado o calendário da transposição e mantida a data do dia 6 de março para a entrega da obra”, informou Bertrand Asfora.

Nesta terça, a água havia chegado ao Lago Bagres, o sétimo dos 12 lagos construídos ao longo do eixo leste da transposição. A água captada do Rio São Francisco passa por seis estações elevatórias de água, cinco aquedutos, 23 segmentos de canais e ainda 12 reservatórios.

Os reservatórios foram criados com o objetivo de atender as comunidades das áreas onde estão localizados e permitir que a água não pare de correr pelos canais, caso seja preciso fazer algum reparo no trecho.

Os 12 reservatórios são: Areais, Braúnas (o maior deles, com capacidade para mais de 14 milhões de metros cúbicos de água), Mandantes, Salgueiro (5,2 milhões de m³), Muquem, Cacimba Nova, Bagres, Copití, Moxotó, Barreiros, Campos (o segundo maior com 8 milhões de m³) e Barro Branco.