Estudantes já podem se inscrever em intercâmbio para Canadá e Europa

Em 2017, alunos podem cursar semestre letivo no Canadá, Espanha ou Portugal. Há 100 vagas.

Estão abertas as inscrições para participação de alunos no programa de intercâmbio ‘Gira Mundo‘, promovido pelo Governo do Estado da Paraíba. As inscrições seguem até o dia 15 de março. O programa oferece vagas para intercâmbio no CanadáEspanha e Portugal, de forma gratuita e oferecendo ajuda de custo aos alunos. Vão ser selecionados 100 estudantes da 2º série do ensino médio da rede pública estadual. O embarque está previsto para acontecer entre agosto e setembro. 

Confira edital completo do ‘Gira Mundo’ a partir da página 6 do Diário Oficial

As inscrições vão ser realizadas através do portal da Secretaria de Estado da Educação, através de preenchimento do formulário eletrônico, e o aluno só pode escolher um país para concorrer ao intercâmbio. Conforme edital, durante a inscrição virtual o aluno deve anexar Declaração de Matrícula Regular, devidamente assinada pelo Diretor da Escola, e os anexos II e IV – Termo de Compromisso e Autorização e do Pai ou Responsável e Termo de Ciência, respectivamente – do Edital (página 8 e 9 do Diário Oficial) preenchidos e devidamente assinados pelo candidato e responsável legal.

Os estudantes vão cursar no país de destino o correspondente a um semestre letivo (com duração em torno de 5 meses).  Para participar do processo seletivo é necessário que o aluno tenha no mínimo 14 anos de idade e no máximo 17 anos e 6 meses (ambos até o dia primeiro de julho de 2017), estar regularmente matriculado no segundo ano do ensino médio (regular, normal médio, semi-integral, integral ou médio integral integrado à educação profissional) das escolas públicas da rede estadual de ensino e ter ao longo do primeiro ano do ensino médio a frequência mínima de 85%.

Critérios sobre o destino

Há ainda critérios específicos que determinam a escolha do destino do aluno. Para realização do intercâmbio no Canadá o aluno deve ter alcançado a média mínima de 7,0 (sete) pontos no desempenho acadêmico escolar na disciplina de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Matemática no primeiro ano do ensino médio; Para realização do intercâmbio na Espanha deve ter alcançado a média mínima de 7,0 (sete) pontos no desempenho acadêmico escolar na disciplina de Língua Portuguesa e Matemática no primeiro ano do ensino médio; Para realização do intercâmbio em Portugal ter alcançado a média mínima global de 8,0 (oito) pontos no desempenho acadêmico escolar no primeiro ano do ensino médio.

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As escolas têm o prazo de um mês – entre 15 de fevereiro à 15 de março – para enviar as informações sobre os estudantes. Conforme edital, os diretores das escolas deverão expedir declaração, conforme modelo determinado pelas Gerência Regional de Educação (GREs) com as respectivas informações: comprovação de matrícula com desempenho escolar de acordo com os critérios elencados para cada país e percentual de no mínimo 85% de frequência dos alunos.

Os pais ou responsáveis legais deverão participar de todas as reuniões requeridas pelas GREs/Secretaria de Educação responsabilizando-se pelas providências que lhes cabem, bem como providenciar os documentos necessários solicitados pela Secretaria de Estado da Educação.

Ainda é dever da escola inserir o estudante na Plataforma Virtual English Discoveries que vai ser implantada no Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino. Como também deve registrar o estudante no Sistema Saber para que o professor possa acompanhar a frequência e desempenho do estudante durante o ano letivo.