Água de hotéis e restaurantes será analisada para evitar doenças

Medida está prevista no Plano de Contingência da Secretaria de Saúde.

Para evitar que turistas contraiam ou transmitam doenças no período do carnaval, em Campina Grande, a Vigilância Ambiental e Zoonoses vai realizar coletas de amostras de água utilizada nas cozinhas de hotéis e restaurantes. De acordo com a gerência do órgão, a medida está prevista no Plano de Contingência elaborado para evitar proliferação de vírus e bactérias entre os moradores da cidade.

Segundo a gerente da Vigilância Ambiental e Zoonoses, Rossandra Oliveira, as coletas vão acontecer nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro, no período que acontece os tradicionais encontros religiosos. “Vamos analisar a água usada para cozinhar alimentos nesses locais. O nosso interesse é que nenhum turista traga ou leve doença de Campina Grande”, disse. O monitoramento também será realizado em hospitais da cidade. Os espaços vão receber material e orientação de uso para o combate permanente aos vírus e bactérias.

Rossandra acrescentou que estão previstas três ações dentro do plano, o combate à cólera, a análise da água e a intensificação no combate a doenças transmitidas pelo aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. “Vamos ficar de plantão para atender ocorrências dessa natureza. Caso os donos de estabelecimentos identifiquem algum turista doente, deve nos comunicar de imediato”, informou.

A ideia é também identificar casos de febre amarela. “A febre amarela está se espalhando pelo Brasil e, como receberemos visitantes de vários estados, temos que combater o mosquito que é o vetor da doença, para que ele não tenha contato com pessoas que possam chegar à cidade portando o vírus. Por isso, vamos atuar nos hotéis e restaurantes, locais frequentados pelos turistas”, finalizou.

Carro fumacê

Os Agentes de Combate às Endemias também utilizarão o carro fumacê nos locais próximos aos eventos religiosos e filosóficos, realizarão panfletagem e ações de orientação sobre prevenção para as pessoas.

O serviço do Denguezapp, que vai funcionar como plantão para atender ocorrências, está disponível através do número (83) 99991-0553.