Prefeito de Patos discute instalação de torre de controle do espaço aéreo

Dinaldinho se reúne com técnicos da Aeronáutica e promete ceder terreno.

O prefeito Dinaldinho Wanderley recebeu nesta quinta-feira (23), em seu gabinete, um grupo de técnicos da Comissão de Instalação do Controle do Espaço Aéreo. Ligada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo, subordinada ao Comando da Aeronáutica, a Comissão supervisiona a implantação em Patos da torre de uma estação VHF, destinada a fazer parte do Sistema de Controle do Espaço Aéreo.

O sistema controla a utilização do espaço aéreo de aeronaves e outros equipamentos de navegação aérea, exercendo um controle do tráfego aéreo. A instalação deste equipamento em Patos antecipa a implantação de linhas aéreas que servirão a região em futuro próximo, dependendo da reforma do aeroporto Brigadeiro Firmino Aires, e terá papel importante numa futura regionalização do tráfego aéreo na região. A obra a ser edificada tem valor estimado de R$ 2,6 milhão.

A visita dos técnicos ao prefeito se prendeu à necessidade de um terreno, em local previamente escolhido por eles, para a implantação da torre. O terreno pretendido tem uma área de apenas 455m². O prefeito garantiu a cessão de uso de um terreno nas condições solicitadas pela Comissão de Instalação de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA). O terreno pretendido deverá se situar nas proximidades do Aeroporto.