200 mil ton de lixo foram recolhidas em locais impróprios pela Emlur

Levantamento realizado pela autarquia é referente ao ano de 2016.

Aproximadamente 200 mil toneladas de lixo foram recolhidas em locais como leitos de rio, encostas, terrenos, canteiros, calçadas, praças e canais no ano de 2016. A informação é de um levantamento realizado pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur),

Com base no mesmo levantamento, foram registradas, no que se refere a terrenos baldios, 3.800 mil notificações no ano de 2016, sendo 2 mil autuações emitidas pelo Setor de Fiscalização da Emlur. Em janeiro e fevereiro deste ano, a média chegou a 100 notificações e autuações a cada mês.

Além do acúmulo de lixo atrair animais e causar doenças, somam-se às ações irregulares a queima destes materiais, aumentando a degradação do solo das áreas de proteção ambiental e das matas ciliares, como ressalta o superintendente da Emlur Lucius Fabiani. “São resíduos que em geral demoram dezenas de anos para se decompor, outros que contaminam o solo e o lençol freático, causam doenças e a degradação ambiental”, afirma.

Alô Limpinho

Para aqueles que desejam descartar corretamente o seu lixo, a Emlur oferece várias possibilidades. Quando se trata de entulhos provenientes de reformas, demolições ou construções, a autarquia disponibiliza o serviço de recolhimento do material e aluguel de caixas estacionárias. Quando a opção for pela iniciativa privada, é importante que o contratante se certifique que o caçambeiro é cadastrado no órgão.

Em caso de móveis é oferecido o serviço do projeto Cata Treco, que pode ser acionado também no caso de descarte de equipamentos eletroeletrônicos de grande porte. É disponibilizado ainda a coleta de poda de árvores. Para ter acesso a esses serviços, basta o cidadão ligar para o teleatendimento da Emlur no número 0800 083 2425.