Terapia com cães é usada no Hospital de Trauma de Campina Grande

Segundo direção, bichinhos serão usados para a socialização de crianças ao ambiente hospitalar.

O Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, lançou na segunda-feira (6), um projeto que realiza visita de bichos de estimação à crianças internadas. Conhecido por ‘Cãoterapia’, ou seja, terapia assistida por animais, o programa permite que cães treinados passem um tempo junto aos pacientes do hospital. Durante as visitas, além das brincadeiras, os cães estimulam a socialização das crianças, que dessa maneira se tornam mais receptivas ao ambiente hospitalar.

De acordo com o diretor geral do Trauma-CG, Geraldo Medeiros, a unidade hospitalar tem sido pioneira em ações de humanização. “Essa terapia assistida por animais é um modelo de humanização hospitalar que nós iniciamos no setor da pediatria que consiste no contato das crianças internadas com um cão treinado para o contato humano, diminuindo o possível desconforto com o ambiente hospitalar”, destacou Medeiros.

Segundo o direção da unidade hospitalar, para participar das atividades, os animais são higienizados dentro do que é exigido pelas normas de controle de infecção hospitalar. Os cães também são vacinados e vermifugados para prevenir a transmissão de doenças. Para serem utilizados nestes trabalhos, os cachorros, além de receberem treinamento e cuidados específicos, devem ser dóceis.

O projeto acontecerá todas as quartas-feiras, às 8 horas. A terapia com cães e outros animais de estimação não promete a cura de doenças, mas resulta em benefícios físicos e mentais para os pacientes que recebem as visitas. Cerca de 20 pacientes deverão ser beneficiados com esta terapia na ala pediátrica.