Morre no Hospital de Trauma terceira criança vítima de ‘doença misteriosa’

Prefeitura já investigava outros dois casos de crianças que morreram com os mesmos sintomas. 

Morreu no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, na manhã desta sexta-feira (10), uma criança de 12 anos que foi internada na unidade após passar mal na zona rural da cidade de Itabaiana, no Agreste do Estado. A menina identificada como Letícia Firmino Soares foi internada na segunda-feira (6). A Secretaria Municipal de Saúde do município está investigando a causa de outras duas mortes de crianças que apresentaram os mesmos sintomas nos dias 19 e 25 de fevereiro e morreram após darem entrada no Hospital Regional de Itabaiana.

De acordo com a assessoria de imprensa do Trauma, a menina morreu por volta das 5h e o corpo vai ser encaminhado para o Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) para a realização de um exame que deve apontar a real causa da morte. Letícia já havia tido duas paradas cardíacas na terça-feira (7) e a mãe tinha informado aos médicos que a menina começou a passar mal após comer um biscoito.

A secretária de saúde de Itabaiana, Soraya Galdino, disse que recebeu a informação de que os médicos que atenderam as vítimas suspeitam de envenenamento, mas ainda não se sabe qual a substância teria causado as mortes. “Estamos aguardando os laudos dos órgãos periciais para saber o que realmente aconteceu”, disse.

Relembre o caso

A Secretaria Municipal de Saúde já estava investigando a causa das mortes de um menino de 9 e uma menina de 6 anos, que morreram nos dias 19 e 25 de fevereiro. As vítimas eram primos e moradores da comunidade Cariatá. As crianças passaram mal, vomitando e tremendo muito, tendo paradas cardíacas.”Nós estamos fazendo uma investigação para saber o que realmente está acontecendo”, pontuou.

“Todas as medidas de investigação estão sendo tomadas para que não ocorram novos caso. Estivemos com vigilâncias Epidemiológica, Ambiental e Sanitária fazendo uma varredura na comunidade e orientando os moradores para tomar cuidado com as crianças. Suspeitamos que elas tiveram contato com alguma coisa enquanto brincavam porque se fosse da água, os adultos também teriam apresentado os sintomas”, relatou.

Ainda conforme a secretária, foram colhidas amostras de água e plantas e enviadas para o Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacem) e os resultados devem sair em 30 dias e ajudar nas investigações. “ É muito cedo para falar em alguma suspeita. Eu prefiro esperar os resultados das amostras colhidas. A família relatou que não tem nem um tipo de produto em casa e que as criança se alimentaram e logo após ´passaram mal”, finalizou dizendo que a secretaria também realizou exames de sangue em todas as crianças da comunidade.