Novas lombadas eletrônicas são instaladas em avenidas de João Pessoa

Elas devem começar a funcionar até a segunda quinzena de abril, conforme Semob.

Redutores eletrônico de velocidade vão ser instalados em seis avenidas de João Pessoa. A Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) informou, nesta sexta-feira (31), que até a segunda quinzena de abril oito novas lombadas eletrônicas vão estar em funcionamento em locais onde estavam sendo registrados um altos índices de acidentes.

A primeira lombada está sendo instalada na avenida Pedro II, no sentido Centro-Bancários, próximo a entrada do Jardim Botânico. Outras duas lombadas eletrônicas vão ser instaladas na avenida Hilton Souto Maior, em Mangabeira, nas próximidades do Forum. As outras contempladas com o equipamenta vão ser a avenida Esperança, em Manaíra; a avenida Dois de Fevereiro, no Rangel; a avenida 14 de julho no Varjão; e a avenida Cruz das Armas.

Os equipamentos são programados para multar veículos que estiverem transitando nas vias acima de 50 quilômetros por hora. De acordo com o superintende de Mobilidade Urbana de João Pessoa, Carlos Batinga, o equipamento é um importante instrumento para evitar acidentes de trânsito. "Nós detectamos que onde a lombada é instalada cai para zero o número de acidentes", afirmou.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a multa para quem for flagrado circulando nas vias acima da velocidade permitida varia entre R$ 130 e R$ 880. Segundo informações da Semob, são feitas cerca de 10 mil atuações por mês por meio das lombadas eletrônicas. O número, de acordo com Carlos Batinga, é baixo. "É um dos menores números de infrações registradas no Brasil. Em João Pessoa cerca de 300 mil veículos trafegam diariamente na cidade", concluiu.

Ainda de acordo com o superintendente, a avenida com o maior número de registro de multa por excesso de velocidade é a avenida Ruy Carneiro, em Miramar, no sentido Centro-Praia.