Seis startups paraibanas são selecionadas para participar de capacitação nacional

Elas vão participar de série de atividades de aceleração e capacitação para empresas de base tecnológica.

Seis sartups paraibanas foram selecionadas para participar de um programa gratuito de aceleração em larga escala para negócios inovadores do Brasil. O InovAtiva 2017, realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e o Sebrae, selecionou em todo o país 300 projetos, entre eles, os paraibanos. As atividades do projeto começam na próxima quinta-feira (6).

Ao longo de cinco meses, as startups vão integrar uma série de atividades de aceleração e capacitação voltadas para as novas empresas de base tecnológica no país. A Paraíba ficou em terceiro lugar no ranking regional, atrás apenas da Bahia, que teve 12 startups selecionadas, e de Pernambuco, onde sete projetos foram selecionados.

Entre as selecionadas no Estado, cinco startups são de João Pessoa (Havite, Menew, CALLFIX, Wifi.fi e MAVIP Registro de Marcas ) e uma é de Campina Grande (LiteMe). Eles atuam em setores de Energia, Tecnologia da Informação e Comunicação e Serviços.

De acordo com a gestora do projeto StartPB do Sebrae Paraíba, Danyele Raposo, o InovAtiva oferece a possibilidade de startups de todo o país terem acesso a um programa de aceleração e mentoria gratuito e eficiente.

“O InovAtivaé uma excelente oportunidade para os empreendedores de projetos de base tecnológica, que têm ideias com alto grau de inovação e que precisam de um direcionamento mais focado. Na Paraíba, já temos, através do StartPB, ações de estímulo a empreendedorismo e à disseminação da cultura startup. Tanto o InovAtiva quanto o StartupPB favorecem a conquista de novos mercados, aumento de faturamento e valorização de suas marcas”, destacou a gestora.

O InovAtiva oferece capacitação em empreendedorismo inovador, por meio de cursos gratuitos e outras atividades; acesso a mentores nacionais e internacionais; conexão com possíveis parceiros, investidores e grandes empresas; suporte para internacionalização; e vantagens adicionais para startups em outros programas públicos e privados parceiros.

Criado em 2013 pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e executado pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), o programa passou a ter o Sebrae como co-realizador desde fevereiro do ano passado. Este ano, o InovAtiva Brasil recebeu 1.793 inscrições e selecionou 300 startups para serem aceleradas no ciclo deste semestre. Na Paraíba, a iniciativa tem o apoio da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba.