Novos postos de coleta de lixo eletrônico são instalados na capital

Moradores de três bairros contam com novos locais para descarte.

Novos postos de coleta de lixo eletrônico são instalados na capitalOs moradores de João Pessoa agora contam com três novos pontos de coleta de lixo eletrônico, disponibilizados pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), ficando agora com seis postos. O serviço vai funcionar nos Núcleos de Serviço da Emlur nos bairros de Tambaú, Mangabeira e Jaguaribe. Os equipamentos eletrônicos podem ser deixados no local de segunda a sexta, das 8h às 14 horas.

Segundo o coordenador da Coleta Seletiva, Josué Peixoto, a população deve levar itens como componentes de computadores e seus periféricos; televisores e monitores; ar condicionado; microondas, aparelhos de celular ou qualquer aparelho eletroeletrônico que acumule energia.

Todo material recolhido nos postos de coleta é levado para o Núcleo da Emlur, no Bairro do Roger, e após aproximadamente 45 dias esse material é recolhido pela Ecobras. A empresa paraibana, com sede no município do Conde, é licenciada para o trabalho especifico de reciclagem e destinação dos componentes eletrônicos.

“O nosso principal foco é a destinação correta desse material evitando, por exemplo, que essas toneladas sejam descartadas em encostas de rios, calçadas ou terrenos baldios”, disse Josué Peixoto. Ele lembra que o lixo eletrônico não deve ser jogado no lixo comum nem nos aterros sanitários devido aos riscos dos componentes tóxicos contaminarem o solo e lençóis freáticos.

“O processo educativo é lento e, portanto, todo cidadão deve ter em mente que é co-responsável por desenvolver uma consciência coletiva no ambiente familiar, profissional e em suas próprias atitudes para formar uma rede de proteção ao meio ambiente”, reforça Lucius Fabiani, superintendente da Emlur.

Legislação

Aprovada e sancionada pelo Poder Executivo Municipal de João Pessoa em 2011, a Lei nº 12.160 institui normas, prazos e procedimentos para o gerenciamento, coleta, reutilização, reciclagem e destinação final do lixo tecnológico e dá outras providências.

A legislação determina que os produtos descartados e resíduos tecnológicos devem ser coletados, reutilizados, reciclados e receber tratamento final específico e ambientalmente adequado pelas empresas que fabricam, produzem, importam, distribuem e comercializam esses equipamentos ou seus componentes.

Confira os pontos de coleta

Sede da Emlur – Minas Gerais, 177 – Bairro dos Estados – (83) 3214-7628
Núcleo da Emlur Centro Dia – Av. Gouvêia Nóbrega – Roger (próximo ao Parque Arruda Câmara – Bica)
Escola de línguas CNA – Av. Senador Rui Carneiro, 416
Núcleo da Emlur no Bairro Tambaú (Rua Aluizio Franca, 49 – nos fundos da Agencia do Bradesco da Av. Rui Carneiro)
Núcleo da Emlur no Bairro Mangabeira (Rua Alfredo Ferreira da Rocha – na Praça Coqueiral)
Núcleo da Emlur no Bairro Jaguaribe (Rua Floriano Peixoto S/N – ao lado da Loja de Móveis Mix)