Programa ‘João Pessoa Carbono Zero’ é lançado neste domingo

Iniciativa da prefeitura da capital acontece no Parque da Lago, às 16h. 

Neste domingo (9), a partir das 16h, acontece o lançamento do ‘João Pessoa Carbono Zero’, um programa elaborado pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). A iniciativa visa a preservação e recuperação do meio ambiente, além de ações que contam com diretrizes para a política de desenvolvimento sustentável da cidade para o período 2017-2020.

Uma Tenda Verde vai ser montada, durante o evento, com distribuição de mudas de árvores nativas e exposição de resultados de ações da Semam, uma parceria com a TV Cabo Branco e Paraíba. Os técnicos estarão à disposição da população para esclarecer dúvidas e outras questões relativas ao programa.

Na ocasião, também será lançado o Selo de Qualidade Ambiental “Empresa Amiga do Meio Ambiente”, instrumento que a Semam vai utilizar para certificar e reconhecer as empresas e os empreendimentos que cumprirem todas as etapas do licenciamento ambiental. O selo foi desenvolvido por técnicos da Divisão de Fiscalização da Semam. Este será confeccionado em vidro e reaproveitando madeira de poda de árvores.

Carbono Zero

O João Pessoa Carbono Zero contém o detalhamento das ações de preservação e recuperação ambiental da cidade e tem como foco principal contribuir para reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) produzidas aqui na Capital. As ações do programa têm um caráter prático, como atividades de recuperação ambiental das nascentes de rios e áreas degradadas, plantio e distribuição de mudas de árvores nativas e reordenamento de estabelecimentos comerciais da orla da cidade.

Já como parte das ações do Carbono Zero, a Semam promoveu o plantio de 250 mudas de coqueiros na orla do Cabo Branco e no Dia Mundial da Água deu início ao diagnóstico da nascente do Rio Cuiá. Outras ações serão desenvolvidas, como o inventário da emissão dos gases de efeito estufa (GEE). A partir desse inventário, outras ações serão incorporadas, em busca do equilíbrio das emissões poluidoras, para contribuirmos com um ambiente mais limpo e preservado, abrangendo diversos bairros da cidade.