Veja onde se vacinar contra gripe em João Pessoa e Campina Grande

Em JP, se vacinam profissionais da saúde. CG também iniciou campanha para gestantes. 

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira (17) e os municípios paraibanos já definiram os calendários. Em João Pessoa, as doses serão aplicadas inicialmente nos profissionais de saúde, nos locais de trabalho dessas pessoas. Em Campina Grande, a vacinação será para os profissionais de saúde e gestantes. Na Paraíba, 1 milhão e 70 mil pessoas se encaixam nos grupos que devem ser atendidos pela mobilização.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, os primeiros a serem vacinados serão os trabalhadores da saúde da rede hospitalar, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Já os que trabalham em clínicas particulares poderão ser imunizados a partir do dia 19, nas Unidades de Saúde da Família (USFs).

Já conforme a Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande, o município recebeu 12 mil doses e a vacinação vai ser disponibilizada apenas nos Centros de Saúde e nas policlínicas do município para gestantes e profissionais da saúde. A partir da terça-feira (18), as vacinas estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde.

Este ano, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza o dia D de mobilização no dia 13 de maio, às 9h, no município de Rio Tinto. Estarão presentes na ocasião representantes da SES, Vigilância em Saúde, Gerência Regional de Saúde e Núcleo de Imunizações.

O diferencial da campanha de 2017 é que os professores de escolas públicas e privadas também foram incluídos entre os grupos prioritários da campanha, dos quais já fazem parte as pessoas com 60 anos ou mais de idade, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população carcerária e os funcionários do sistema prisional.

A meta da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza é imunizar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários. Segundo Márcia Mayara, técnica do Núcleo de Imunização da SES, serão distribuídas 1 milhão e 177 mil doses da vacina para todo o estado. “É importante que a população alvo não deixe de ser imunizada, pois a vacinação contra a gripe mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações”, disse Márcia.

Em João Pessoa:

Locais de trabalho dos profissionais

Em Campina Grande:

Policlínica Luzia Cosme Dantas – bairro das Malvinas
Policlínica Terezinha Garcia Ribeiro – bairro do José Pinheiro
Centro de Saúde Doutor Francisco Pinto – Centro
Centro de Saúde do distrito de São José da mata
Centro de Saúde do distrito de Galante
Centro de Saúde do bairro do Catolé
Centro de Saúde do bairro da Palmeira
Centro de Saúde do bairro Bela Vista