Órgãos de trânsito aderem ao Maio Amarelo com campanha na PB

Detran, Semob de JP e de CG querem alertar sobre acidentes de trânsito. 

Com o objetivo de conscientizar a população sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito, entidades como o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) e as Superintendências Executivas de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) e Campina Grande vão aderir mais uma vez ao Movimento Maio Amarelo. Os dois órgãos, respectativamente, estadual e municipal, terão atividades próprias, com início nesta terça-feira (2). 

A programação do governo do estado será aberta às 8h, no auditório da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), com palestra sobre Educação e segurança no trânsito. Com o tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, este ano o movimento pretende despertar a conscientização da sociedade sobre a importância da direção segura, por todo o mês de maio. 

Diversos órgãos públicos e entidades confirmaram a adesão ao movimento, a exemplo do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Polícia Militar, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Maçonaria, Rotary Clube, Faculdade Maurício de Nassau e motoclubes. 

Na capital 

Já a 2ª Edição Municipal do Movimento Maio Amarelo, da Semob-JP, terá início nesta terça-feira (2),a partir das 10h, com atividades no Novo Parque da Lagoa (Praça da Esplanada). A programação ao longo do mês conta com atividades que incluem simulação de atendimentos a acidentados, orientações sobre primeiros socorros e problemas provocados pela mistura de álcool e direção, apresentações culturais e oficinas educativas para crianças.

Órgãos de trânsito aderem ao Maio Amarelo com campanha na PB

Agentes da Semob-JP também vão realizar ações de conscientização na capital (Foto: Divulgação/SecomJP)

Educadores de trânsito da Semob-JP estarão empenhados em ações internas que incluem abordagens em faculdades, escolas, UPA’s e terminais de integrações de transporte público, além de disso, abordagens externas também farão parte das atividades, sendo estas em cruzamentos e pontos de grande movimentação de João Pessoa, intensificando as campanhas de respeito à faixa de pedestre e o compartilhamento de espaços por pedestres, ciclistas, skatistas, patinadores e motoristas. A programação será encerrada no dia 31 de maio com a realização de um passeio ciclístico. 

O superintendente da Semob-JP, Carlos Batinga, lembra que uma recente pesquisa do órgão constatou redução no número de acidentes nos principais corredores da capital paraibana em até 31,5%. “Estamos no caminho certo e vamos trabalhar para que estes índices reduzam cada vez mais”, concluiu.

Campina Grande 

A 4ª edição do Maio Amarelo, movimento realizado pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Divisão de Educação de Trânsito da STTP será iniciada na quarta-feira (3), às 10h, no hall de eventos do Shopping Partage. Na quinta-feira (11), dia "D" da Campanha, será realizada, no plenário da Câmara Municipal de Campina Grande, proposta pelo vereador Lucas Ribeiro (PP), uma sessão especial para que se possa debater, informar e conscientizar a população campinense sobre o Movimento, que também é realizado em diversos países.

Movimento Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento mundial do Observatório Nacional da Segurança Viária (ONSV), que estimula diversos segmentos da sociedade, promovendo atividades voltadas à conscientização de cada cidadão do próprio comportamento durante seus deslocamentos diários no trânsito. Em março de 2010, uma Assembleia-Geral das Nações Unidas editou uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a ‘Década de Ações para Segurança no Trânsito’.