Apesar de fortes chuvas, açudes do Sertão da PB não enchem

Dados da Aesa revelam que choveu mais de 500 ml na região de Sousa.

As chuvas intensas que caíram no Sertão, não foram suficientes para boas recargas nos açudes na região. Segundo a Agência Executiva de Gestão das águas no Estado da Paraíba (Aesa), choveu cerca de 500 milímetros na área de Sousa e 464, no distrito de São Gonçalo.

Apesar do grande volume de chuvas em Sousa, o número ficou abaixo da média histórica, informou o extensionista rural da Emater, Benedito Ferreira. “Na microrregião de Sousa as chuvas foram irregulares e abaixo da media histórica, tanto que os principais mananciais não tiveram uma recarga significativa”, explicou.

Um exemplo dessa realidade é o açude de São Gonçalo, que abastece as cidades de Sousa e Marizópolis, e hoje se encontra com pouco mais de 13 milhões de m³ de água, que representa 29% de sua capacidade total.

Na casa de muitos agricultores, a água só chega no fim de semana. Muita gente tem que pegar água no poço artesiano ou comprar água de carro-pipa. “Pra manter a semana toda com água é difícil, só tem duas vezes na semana e quando acaba a água eu pego no poço e quando não tem no poço tem que comprar”, disse o agricultor Raimundo Gomes.

Mas se a chuva não foi suficiente para encher açudes, foi muito boa para agricultura. Na comunidade Nova Vida, zona rural de Sousa, tem agricultor que está feliz da vida, caso de Renê Alves. “Esse ano estou muito feliz com minha colheita de milho, deu pra colher mas não muito bem. Mais vai dar pra pôr comida dentro de casa”, falou.

Os agricultores Antônio e Antonina Silva comemoram a boa safra de feijão. “O feijão do ano está garantido, como pra mim e como pra qualquer pessoa que precisar, porque se precisar eu dou pra eles comerem”, disse Antonina Silva.