Preso em Alagoas último foragido da Operação Gabarito

Suspeito era responsável pela logística da quadrila e também repassava respostas aos candidatos envolvidos no esquema.

O último foragido da Operação Gabarito foi preso nesta quarta-feira (17) em Maceió. Conforme a Polícia Civil, Erideywyd Henrique Omena Ferreira da Silva deve ser transferido ainda nesta quinta (18) para João Pessoa. A operação, deflagrada no último dia 7, desarticulou uma quadrilha que fraudou mais de 70 seleções públicas na Paraíba e em outros Estados, em doze anos.

O suspeito foi preso em uma ação conjunta das polícias civis de Alagoas e Paraíba. De acordo com o delegado Lucas Sá, da Delegacia de Defraudações de João Pessoa, Erideywyd foi encontrado na casa do irmão e estava escondido dentro de um guarda-roupas.

“O suspeito estava nessa residência desde a primeira fase da operação. Ele foi localizado pelo setor de inteligência da Polícia Civil alagoana, e não resistiu à voz de prisão. Estávamos em diligência para prendê-lo desde que a prisão foi decretada, no último dia 12 de maio”, afirmou Sá.

A Polícia Civil ressaltou que Erideywyd era um dos responsáveis pela logística da quadrilha, ao lado de outro suspeito identificado como José Marcelino. Segundo a PC, Eles contratavam interessados e executavam a instalação e explicavam o funcionamento dos pontos eletrônicos utilizados durante as provas.

Fora isso, o suspeito preso repassava as respostas aos candidatos que estavam envolvidos no esquema, chegando a ter se inscrito como candidato em alguns. Ele já havia sido preso em flagrante em 2014 por ter fraudado um concurso para auditor fiscal. A polícia informou também que Erideywyd havia sido aprovado em oito concursos, todos fraudados pela quadrilha.