Operação desarticula quadrilha que explodia bancos na PB e em mais quatro estados

Polícia Civil cumpriu mandados em Alcantil e dentro de um presídio de Campina Grande.

Dois homens suspeitos de integrarem uma quadrilha especializada em explosões de bancos foram presos nesta segunda-feira (22), durante uma operação das Polícias Civil de Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Ceará e Rio Grande do Norte. Na Paraíba, as prisões aconteceram no município de Alcantil, na região do Cariri, e os policiais também cumpriram um mandado de prisão dentro da Penitenciária Padrão de Campina Grande.

Conforme o superintendente da Polícia Civil na região de Campina Grande, Luciano Soares, a Operação Capitania foi deflagrada no começo da manhã e os paraibanos foram detidos na zona rural de Alcantil, mas não foi apreendido nenhum material. O delegado explicou que o mandado cumprido dentro do presidio de Campina Grande foi de um suspeito que já havia sido preso em outra operação e ele agora vai responder a dois processos. “As investigações apontam que esse suspeito também participou de outras explosões”, disse.

A Polícia Civil da Paraíba destinou cerca de 50 policiais para cumprirem os mandados de prisão. Ao todo, a operação contou com mais de 150 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães e 32 policiais militares.

A operação teve por objetivo desarticular organização criminosa interestadual com atuação nos Estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Ceará, voltada para a prática de crimes de organização criminosa, roubos à instituições financeiras, carros-fortes, mediante utilização de explosivo, comércio ilegal de armas de fogo. A operação deu cumprimento a 15 mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão em domicílios além de um mandado de condução coercitiva.

Os presos e os materiais apreendidos estão sendo encaminhados ao encaminhados para Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (DEPATRI), no Estado do Recife.