1º teste de farmácia para diagnóstico de HIV é aprovado pela Anvisa

Gotas de sangue são coletadas por um aparelho e colocadas em contato com um reagente.

O primeiro teste de farmácia para diagnóstico do HIV, vírus que causa a AIDS, teve o registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta terça-feira (23). O mecanismo do exame é semelhante ao dos existentes para medir a glicose em diabéticos. Gotas de sangue são coletadas por um aparelho e colocadas em contato com um reagente. A partir disso, o resultado pode ser visto em até 20 minutos. Quando a presença de anticorpos para o vírus for identificada, linhas vão ser formadas em um mostrador.

O produto vai ser vendido em farmácias e drogarias de todo o Brasil. Porém, ainda não há prazo para o início da comercialização do produto. A aprovação da Anvisa é o primeiro passo para isso. Agora, a Câmara de Regulação do Mercado Medicamentos deve analisar por qual preço o produto vai ser vendido. A estimativa é de que isso aconteça em três meses. 

Conforme documentos analisados pela Anvisa, o teste mostrou uma efetividade alta. No entanto, há o problema da janela imunológica. O exame identifica a presença de anticorpos, produzidos quando o organismo reconhece a invasão do vírus. Esse processo não é imediato. Justamente por isso, quando a contaminação é recente e não há uma produção significativa de anticorpos, o teste não consegue identificá-los, indicando um resultado falso negativo.