Evento com alimentos orgânicos acontece esta semana em JP

Evento busca incentivar a produção e consumo de produtos orgânicos na PB.

Para potencializar a produção agroecológica em João Pessoa,  a Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf) promove a ‘Semana dos Orgânicos’, que começa nesta quinta-feira (25). Além de buscar fortalecer a produção, o evento busca aumentar o consumo de produtos orgânicos na Paraíba.

De acordo com a coordenadora da Cecaf, Rogeany Gonçalves, os consumidores que procurarem a feira nesta quinta vão encontrar os comerciantes organizados de maneira diferente, isto porque a administração vai priorizar o produtor orgânico. “A produção da Cecaf hoje é 25% orgânica, mas a nossa meta é que em breve a central comercialize exclusivamente produtos agroecológicos”, explicou.

Na programação estão incluídas apresentação musical, palestras, exposição audiovisual e divulgação de material informativo. Para os comerciantes vai acontecer uma oficina de produção orgânica.

“Periodicamente a gente realiza oficinas teóricas e práticas para conscientizá-los da importância dos agroecológicos, muitos já aderiram a este tipo de produção e tem dado retorno pra eles”, lembra Rogeany Gonçalves.

Cecaf

A Central está localizada na Avenida Hilton Souto Maior, 1112, no bairro José Américo, em João Pessoa. No local, a população pode encotrar produtos como raízes, hortaliças, frutas e legumes a preços mais acessíveis. Na Cecaf, também é possível encontrar produtos orgânicos e agroecológicos. Além disso, o espaço comercializa também peixes e frutos do mar variados e ainda conta com lanchonetes especializadas em comidas regionais.

A Semana dos Orgânicos é promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, pela Prefeitura de João Pessoa, pelo Núcleo de Desenvolvimento Territorial da Zona da Mata Sul e pela Universidade Federal da Paraíba.