Competição de quadrilhas juninas começa dia 6 de junho em CG

Campeã vai representar a Paraíba na disputa realizada pela Rede Globo.

As competições das quadrilhas do XVI Paraíba Junino já começam no dia 6 de junho, em Campina Grande. A grande campeã na etapa estadual vai representar o Estado na disputa nordestina realizada pela Rede Globo, no dia 24 de junho em Pernambuco. O campeonato é realizado em várias cidades começando em Campina Grande com a etapa Agreste. A expectativa já é grande para os participantes e organizadores das quadrilhas, pois o investimento chega a mais de R$ 100 mil.

As quadrilhas apresentam uma mistura de cor, brilho, cenografia e muitos efeitos especiais, atraindo um grande público durante as eliminatórias. Em Campina Grande, onde acontece o Maior São João do Mundo durante 31 dias de festa, serão realizadas duas etapas, a campinense e a do Agreste, na Pirâmide do Parque do Povo, dando o pontapé inicial das competições. 
 
Ao todo serão quatro competições, um dia de festival e dois dias de apresentações especiais com as campeãs da etapa de Campina Grande. As apresentações começam no dia 6 e 7 com a etapa Agreste, que vai contar com 15 quadrilhas. As três melhores vão ser selecionadas para a disputa estadual.
 
No dia 8 acontece o Festival das Estrelas Junina, que vai escolher as três melhores rainhas, casais de noivos e casais junino. Na disputa estão 25 casais de quadrilhas juninas de Campina Grande e outras cidades do Agreste paraibano. Os três melhores de cada categoria vão ser premiados.
 
Logo em seguida será realizada a etapa campinense nos dias 9 e 10 de junho. Serão 13 quadrilhas, dessas, as três melhores vão ser classificadas para a disputa estadual. Tradicionalmente as disputas e apresentações de quadrilhas juninas em Campina Grande acontecem na pirâmide do Parque do Povo, onde é montada uma estrutura para o público. No entanto, o presidente da Associação de Quadrilhas Juninas de Campina Grande (ASQUAJU-CG), Lima Filho, disse que o local já não comporta mais as disputas, que reúne um grande público, além disso, as quadrilhas já sentem dificuldade em se apresentar no local. 
 
Segundo informações da Federação das Entidades de Quadrilhas Juninas da Paraíba, a competição estadual, que contará com as campeãs das eliminatórias, deve acontecer nos dias 16, 17 e 18 em Patos, o Sertão paraibano.
 
Etapa
 
Entre todas as quadrilhas que disputam o Campeonato Paraibano a campeã vai participar da competição regional, através de um concurso realizado pela Rede Globo, no estado de Pernambuco. A disputa nordestina está marcada para acontecer no dia 24 de junho.
 
No ano passado, a quadrilha de Campina Grande, Moleka 100 Vergonha, venceu a disputa e chegou ao seu heptacampeonato estadual com o tema “Não te assombres”.
 
Desfile das campeãs
 
Ainda em Campina Grande, nos dias 23 e 24 de junho vai acontecer o ‘Desfile das Campeãs’, deste evento vão participar as três melhores quadrilhas que disputaram a etapa Campina Grande e as três melhores da etapa Agreste.
 
Ensaio
 
A Quadrilha Moleka 100 Vergonha realiza o último ensaio no Partage Shopping Campina Grande das 19h às 20h. Os participantes farão duas apresentações, às 19h e às 20h, na Praça de Eventos, mostrando um pouco do que o público irá conferir nas competições. Com o tema ‘Iluayê’- Um canto triste ecoou – os integrantes da quadrilha mostram a cultura Afro que se enraizou no Brasil desde o período da escravidão e na coragem do negro Africano, em sua sabedoria milenar.
 
Confira o cronograma das etapas eliminatórias do XVI Paraíba Junino 2017:
 
Etapa Agreste: 6 e 7 de junho
Etapa Campinense: 9 e 10 de junho
Etapa Bayeux: dia 10 de junho
Etapa Santa Rita: dia 10 de junho
Etapa Sapé: dia 10 de junho
Etapa Vale do Paraíba: dia 10 de junho
Etapa Brejo: dia 10 de junho
Etapa Borborema: dia 10 de junho
Etapa João Pessoa e Região Metropolitana: dias 13, 14 e 15 de junho
 
FONTE: Federação das Entidades de Quadrilhas Juninas da Paraíba