PF deflagra operação contra lavagem de dinheiro em investimentos internacionais na PB

Investimentos teriam fomentado construção de empreendimento imobiliário na orla de JP, diz PF.

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (31) a Operação Kwanza, com objetivo de apurar suposto crime de lavagem de dinheiro através de investimentos irregulares de capital estrangeiro na Paraíba. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de João Pessoa e Conde. A ação contou com a participação de 20 policiais federais.

Segundo a PF, por meio de nota, "o objeto da investigação é apurar suposto crime de lavagem de dinheiro através de introdução irregular de capital estrangeiro". Esses investimentos teriam fomentado a construção de um empreendimento imobiliário na orla de Tambaú, que, conforme a PF, foi construído pelo mesmo grupo empresarial responsável pela incorporação de empreendimento hoteleiro de alto padrão na praia do Conde.

Os mandados judiciais foram expedidos pela 16ª Vara Federal, em João Pessoa, após deferimento de representação feita pela Polícia Federal, e têm como alvos a sede da empresa responsável pela construção do empreendimento em Tambaú, o empreendimento situado no Conde e mais dois endereços ligados ao grupo empresarial investigado.

Conforme a assessoria da Polícia Federal,  não podem ser dados mais detalhes sobre a ação, já que o caso está sob segredo de justiça. Sobre o nome da operação, Kwanza, a PF conta apenas que faz referência à moeda angolana.