Seminário Cidade Expressa discute mobilidade urbana em CG

Evento é gratuito e aberto a qualquer cidadão que queira se inteirar sobre o assunto.

Com foco na discussão da mobilidade urbana, o seminário Cidade Expressa acontece nesta sexta-feira (2) em Campina Grande. O evento, promovido no Teatro Facisa, no bairro do Itararé, vai discutir políticas públicas na área de transporte e trânsito na Região Metropolitana da Rainha da Borborema, que compreende 22 cidades paraibanas.

A programação acontece das 8h às 13h e é aberta a estudantes e profissionais como também ao cidadão comum que queria se inteirar sobre o assunto. A inscrição é gratuita e pode ser feita no Facebook do Cidade Expressa, no site do Comitê Técnico de Mobilidade Urbana de Campina Grande e Região Metropolitana (CTMU) ou no local. Neste ano, o tema será “Cidade Inteligente”, e o evento vai fazer uma grande reflexão sobre como a internet pode contribuir com a qualidade de vida das pessoas.

Logo no início, duas palestras serão realizadas. A primeira; com o especialista Tarcízio Antônio Fernandes, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD); falará sobre “Cidade Inteligente e Internet das Coisas”. Já no segundo momento, o vice-presidente do Instituto Smart City Business subirá ao palco para abordar a “Mobilidade Urbana nas Cidades Inteligentes”.

Em seguida, uma mesa redonda debaterá o que foi apresentado. Para isso, participarão o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande (ACCG), Marcos Procópio, e os professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Nadja Nunes, Nazareno Andrade e Reinaldo Gomes.

Ainda no evento, a Prefeitura de Campina Grande (PMCG) prestará contas. O prefeito Romero Rodrigues e o secretário de Planejamento André Agra usarão o microfone para mostrar o que tem sido feito conforme as diretrizes previstas no Plano de Mobilidade Urbana. Por fim, os membros do CTMU Aída Pontes, João Alberto Miranda, Lívio Silva e Renato Castro Lago analisarão o que foi divulgado pela gestão municipal.

O Cidade Expressa acontece desde 2013, quando foi sancionada uma lei que instituiu o Dia do Seminário Cidade Expressa a ser realizado anualmente na semana de abertura do “Maior São João do Mundo”. Promovido pelo Jornal da Paraíba, é uma realização do CTMU, instituição que abrange o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Campina Grande (Sitrans), a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campina Grande (CDL-CG), a ACCG, o Instituto Cresce Campina, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae/PB), a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), a UFCG, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (Facisa), a PMCG e a Câmara Municipal de Campina Grande.