TVs Cabo Branco e Paraíba participam de ações no Dia do Meio Ambiente

Atividades fazem parte das comemorações dos 30 anos das emissoras. 

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, as Tvs Cabo Branco e Paraíba realizam nesta segunda-feira (05) uma série de ações ambientais voltadas para estudantes das redes municipais de João Pessoa e Campina Grande, bem como a população em geral, em parceria com as prefeituras das duas cidades paraibanas. As atividades são em alusão aos 30 anos de fundação das duas TVs da Rede Paraíba.

TVs Cabo Branco e Paraíba participam de ações no Dia do Meio AmbienteEm Campina Grande, o prefeito Romero Rodrigues, ao lado do presidente da Rede Paraíba, Eduardo Carlos, realizou o plantio de 70 ipês no Parque da Liberdade, no bairro Jardim Paulistano, além da distribuição de 300 mudas diversas. “Plantar uma árvore é olhar para o futuro”, comentou o prefeito. 

“Plantar uma árvore é respirar um ar mais puro. A contribuição que as Tvs Cabo Branco e Paraíba dão é esta, de não apenas divulgar, mas também de propiciar às pessoas que haja uma qualidade de ar melhor”, completou o jornalista Carlos Siqueira, que é chefe de redação da TV Paraíba.

A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) aproveitou a solenidade para entregar os certificados aos alunos das escolas municipais que receberam aulas de educação ambiental como parte do projeto Minha Árvore

João Pessoa 

Já na capital, as atividades estão sendo realizadas no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), que foi aberto ao público excepcionalmente nesta segunda-feira. A programação especial, que segue até as 17h, conta com trilhas ecológicas, oficinas de brinquedos ecológicos e interação com os animais.

TVs Cabo Branco e Paraíba participam de ações no Dia do Meio AmbienteUm dos que curtiram o passeio ecológico foi o estudante da escola municipal Frei Afonso, João Victor, 12 anos, que teve a oportunidade conhecer animais silvestres como o jacaré coroa e cobras corais. Apesar da tensão, o estudante disse que não teve medo e que adorou a oportunidade de ver de perto os animais. “Achei bem legal tocar nele. Já tinha visto antes, mas não assim”, comemorou. 

Além das atividades, está sendo feita a distribuição de 100 mudas e um plantio simbólico para incentivar as crianças à importância da preservação do meio ambiente. A programação conta ainda com o espetáculo “O espantalho mágico”, do grupo  Mapa do Tesouro, com  brincadeiras, teatro infantil e truques de ilusionismo, será realizado às 15h.

O secretário de Meio Ambiente (Seman), Abelardo Jurema Neto, lembrou que a ação, em parceria com a Rede Paraíba está inserido na programação do Junho Verde, que tem como proposta estimular a preservação do meio ambiente. 

O projeto dos 30 anos das Tvs Cabo Branco e Paraíba teve início em março deste ano com o plantio de três mil mudas de coqueiros na orla da capital. Até o fim do ano, deverá ser plantadas 30 mil mudas na capital e outras 30 mil em Campina Grande. 

Junho Verde 

A prefeitura de João Pessoa aproveitou a ação na Bica para assinar um termo de cooperação técnica com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para relocação do Horto Municipal, que é responsável pela produção de mudas herbáceas, arbustivas, arbóreas e palmeiras, como também a produção de mudas medicinais, para cultivo em praças e logradouros da capital. A atividade integra a programação do Junho Verde da Seman. 

TVs Cabo Branco e Paraíba participam de ações no Dia do Meio AmbienteO Horto será instalado numa área de aproximadamente seis hectares dentro do Núcleo de Processamento de Alimentos (Nupa), no campus I. Nessa área de dois galpões destinada pela universidade, será construído um viveiro para a produção das mudas, além de banheiros, vestiários para funcionários, refeitórios para os jardineiros, almoxarifado, copa, administração, salas para as oficinas, sala técnica, diretoria e salas de reuniões.

Através do Horto Municipal, a prefeitura busca auxiliar na recomposição de matas ciliares, encostas e margens de rios. A intenção é trabalhar com cerca de 85 espécies de mudas variadas. Através do termo de cooperação, a PMJP também poderá utilizar de toda a área do campus I para coleta de sementes de árvores nativas para reproduzi-las.