Governo diz que vazamento no Eixo Leste da transposição foi controlado

De acordo com o ministério, vazão ocorreu próximo ao reservatório Copiti, em Pernambuco. 

Governo diz que vazamento no Eixo Leste da transposição foi controladoO ministério da Integração Nacional emitiu nota na manhã deste domingo (11) sobre o vazamento registrado no sábado (10) em um trecho do canal do Eixo Leste do Projeto São Francisco, no Sertão de Pernambuco. De acordo com o ministério, a vazão ocorreu próximo ao reservatório Copiti, entre Sertânia e Custódia, e já foi totalmente controlada. As águas do Eixo Leste seguem até o açude de Boqueirão, na Paraíba.

A nota informou também que equipes das empresas responsáveis trabalham no local para realizar o reparo na drenagem interna da estrutura, que deve ser concluído em até 72 horas. Não há nenhuma vítima e nenhuma casa de comunidades da região foi atingida, já que a água seguiu por um riacho até chegar ao rio Moxotó.

"Foram registrados apenas danos de pequenas proporções em cercas, estradas vicinais e bueiros. No sábado (10) mesmo as equipes de programas ambientais do Projeto São Francisco foram mobilizadas para levantar os danos e programar a recuperação. Nesta fase de pré-operação quaisquer problemas são rapidamente solucionados. Equipes estão sempre de prontidão para agir rapidamente quando necessário", afirma Ministério da Integração Nacional.

Segundo o ministério, será realizada uma análise técnica para averiguar o motivo do vazamento.